Polícia Ambiental e Militar descobrem 14 fornos de produção ilegal de carvão em Riacho de Santana
Por Redação
Agentes de uma guarnições da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) participaram de uma operação conjunta para descobrir e destruir fornos ilegais de carvão ainda nesta quinta-feira (22) em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Na ação foram encontrados 14 fornos destinados à produção ilegal de carvão vegetal, alguns deles ainda em atividade no momento da chegada das equipes.
As informações foram confirmadas pelo comando da ação ao Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a produção ilegal de carvão está diretamente ligada ao desmatamento de áreas nativas, contribuindo para a degradação dos ecossistemas e afeta diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das comunidades da região.
A operação foi integrada com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) junto também da Polícia Militar da Bahia com a proteção ambiental, atuando de forma preventiva, repressiva e educativa em prol da preservação do bioma caatinga e das populações ribeirinhas do Velho Chico.