Na Antena 1, Trindade diz que plano de encostas de Salvador está "defasado desde 2004"
Por Redação
Entrevistado do Bahia Notícias no Ar, na rádio Antena 1 Salvador 100.1 FM, nesta segunda-feira (2), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia, José Trindade, disse que o Plano Diretor de Encostas de Salvador está "defasado há 20 anos". Segundo o gestor, a última atualização do instrumento foi feita em 2004.
Ele também indicou que eventuais aportes federais para custeio de encostas só são feitos quando elas constam no plano, e neste caso, precisariam ter sido registradas ainda em 2004.
"Ele financia nas encostas, coloca recursos, quando as encostas estão no plano diretor de encostas, e esse plano é competência do município. O de Salvador está defasado, tem 20 anos. O último foi de 2004, se eu chegar e quiser fazer uma contenção e buscar dinheiro federal, tem que ter registrado em 2004. Então está completamente defasado e houveram nesse período várias pessoas, a população, começou a utilizar essas encostas e construir casas", disse durante a conversa com os apresentadores Mauricio Leiro e Rebeca Menezes.
No bate-papo, o presidente da Conder também criticou o método construtivo adotado na capital baiana, ao utilizar as chamadas "geomantas".
"Existem vários métodos construtivos, cada encosta tem que fazer sua topografia e projeto especifico. Todas as nossas [encostas] usamos concreto armado. Existe um método paliativo, que é muito utilizado pela prefeitura, é melhor do que nada, mas não é definitivo, chamado de geomanta, protege, mas tem vida útil. Pode chegar até 10 anos, é um paliativo", acrescentou.
"O governo da Bahia vem realizando desde 2015 o maior programa de contenção de encostas. A encosta é competência municipal, mas desde o governo Rui Costa, ele teve essa sensibilidade de puxar para o governo a responsabilidade das encostas. Nós temos um programa, conseguimos junto ao governo federal um volume de mais 65 encostas em Salvador, um total de R$ 205 milhões, já estão no gatilho para que o governador Jerônimo dê ordem de serviço, fora interior do estado", finalizou.