Planejamento Público em Reconstrução: o I Congresso Nacional do Planejamento Governamental e a contribuição da Bahia
Entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, Brasília sediou o I Congresso Nacional de Planejamento Governamental, realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), reunindo gestores públicos, especialistas e acadêmicos em um amplo debate sobre os rumos do planejamento governamental no Brasil. Com o tema "Reconstrução do Planejamento Nacional", o evento representou um marco para a retomada de uma cultura de planejamento orientada à construção de políticas públicas integradas, duradouras e socialmente eficazes.
Ao todo, foram apresentados 206 trabalhos técnico-científicos, selecionados em 12 áreas temáticas que cobriram desde o planejamento de longo prazo até estratégias para modernização do orçamento, ando por monitoramento e avaliação de políticas públicas, desenvolvimento territorial e governança federativa. A diversidade e qualidade dos temas refletiram os desafios enfrentados pelos entes federados para formular e executar políticas de maneira mais coordenada e eficiente.
Além das apresentações técnicas, o congresso contou com a participação de autoridades como as ministras Simone Tebet e Esther Dweck e o presidente do Conseplan, Fabrício Marques, que defenderam uma nova cultura de planejamento baseada em evidências, cooperação federativa e responsabilidade fiscal com inclusão.
Dentre os nove artigos premiados, destacou-se o trabalho “Centro de Governo como ferramenta estratégica para gestão subnacional”, de autoria de Ariadne Muricy Barreto, Isabella Paim Andrade e Ranieri Muricy, da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN-BA). O artigo enfatiza a importância de estruturar centros de governo como mecanismos capazes de promover articulação entre áreas estratégicas, alinhar prioridades e assegurar a execução de planos e programas, especialmente no contexto subnacional.
Esse reconhecimento não apenas valoriza o papel dos técnicos da SEPLAN-BA, como também reforça o protagonismo da Bahia em iniciativas de fortalecimento institucional e governança pública. A presença ativa da Bahia no congresso conecta-se diretamente à construção do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035/2050, que busca estabelecer uma visão de futuro para o estado, orientada pela sustentabilidade, inclusão social e inovação. O PDI representa uma iniciativa robusta de planejamento de longo prazo, com foco em transformar a capacidade do Estado de responder a desafios estruturais e territoriais, articulando desenvolvimento econômico, capital humano e coesão regional.
O I Congresso do Conseplan cumpriu seu papel como espaço de troca, aprendizado e valorização do planejamento público brasileiro. A premiação de um trabalho da Bahia reforça que há caminhos possíveis para a reconstrução do Estado a partir da técnica, da visão estratégica e da articulação entre os entes federados.
*Cláudio Peixoto é secretário estadual do Planejamento
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias