Saúde
Colunistas
Bengalas Podcast recebe Nina Guimarães e aprofunda debate sobre as relações familiares sob a ótica da terapia sistêmica familiar
Nova temporada do Bengalas Podcast estreia com debate sobre Longeratividade
Podcast “Vida em Equilíbrio” chega ao Bahia Notícias com foco em bem-estar e transformações pessoais
Últimas notícias
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará R$ 60 mil em parcela única para crianças de até 10 anos, nascidas de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2024, no Brasil.
O benefício poderá ser solicitado pelas famílias até o dia 31 de outubro no aplicativo Meu INSS, ou em outros canais de atendimento da entidade.
A medida foi publicada nesta terça-feira (20) em portaria conjunta assinada pelos ministros da Previdência Social, Wolney Queiroz, pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; e pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.
Os pedidos serão analisados pelo próprio INSS, onde serão solicitados a certidão de nascimento da criança; documento de identidade da mãe e laudos médicos e exames com sinais de síndrome congênita causada pelo zika
O órgão poderá exigir exames adicionais para comprovar que a deficiência da criança foi provocada pela contração do zika vírus durante a gestação da mãe.
Apenas 12% dos municípios baianos têm avaliação positiva em desenvolvimento da educação; veja cenário completo
Por Ronne Oliveira
A publicação dos dados gerais do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no começo de maio revelou uma realidade destoante na área da educação no interior da Bahia. Somente 51 dos 417 municípios baianos possuem um desenvolvimento positivo na pasta da educação. Esse número equivale a 12,2% dos municípios do estado.
Na avaliação geral do Índice, a maioria dos municípios pontuou baixo desenvolvimento. O dado mais grave é o fato de a Bahia possuir 93 dos 500 municípios com os piores índices de desenvolvimento no país. Salvador também não obteve bons resultados, ocupando a 24° posição no ranking, com a nota de 0,6.
Os critérios de avaliação da metodologia variam com uma nota de 0 a 1, sendo 0,6 ou superior considerado positivo (avaliação de desenvolvimento moderado: 0,6 - 0,8; ou desenvolvimento alto: 0,8 - 1,0). Uma minoria considerável ficou nessa faixa: 297 municípios apresentaram baixo desenvolvimento, 51 moderado e 69 com desenvolvimento crítico.
Os municípios com pior rendimento na educação foram: Pilão Arcado (0,14), Itabela (0,22), Casa Nova (0,24) e Sítio do Mato (0,24). Já os melhores resultados foram de Santa Inês, com 0,75, e Licínio de Almeida, com 0,72. Para efeito de comparação, Salvador ficou com desenvolvimento considerado baixo, com 0,51.
Na verdade, os dados revelam que o Oeste baiano teve um desempenho melhor que o restante do interior da Bahia. Quando se trata da área da saúde, o município de Maetinga, localizado no sudoeste baiano foi o único município com alto desempenho com 0,8. Ao todo 143 municípios foram positivamente avaliados no índice, representando 34,5%, um valor bem maior que na pasta da educação.
O Bahia Notícias realizou um levantamento com um mapa com os dados do IFDM. Veja aqui os resultados:
Os dados do IFDM, fornecidos ao Bahia Notícias, revelam as diversidades nas categorias de Educação, Saúde e Emprego e Renda. Por exemplo, no âmbito da empregabilidade, a Bahia teve somente dois resultados de alto desempenho, que foram Simões Filho e Luís Eduardo Magalhães, ambos com notas acima de 0,8/1.
Apesar dos baixos resultados, a Bahia registrou uma melhora significativa no desenvolvimento ao longo da década de 2013–2023, embora ainda seja insuficiente quando comparada a outros estados brasileiros.
As marcas de azeite Alonso e Quinta D'Oliveira foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (20). A medida publicada no Diário Oficial da União, determina que os produtos não sejam comercializados, distribuídos e fabricados no país.
A norma foi estabelecida após denúncia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Todas as duas marcas têm origem desconhecida, sem licença sanitária nem registro no Ministério da Saúde, conforme apontou a Anvisa.
Foi indicado também irregularidades na rotulagem dos azeites e outros problemas sanitários nas instalações das empresas.
A proibição chega após uma ação do Mapa que elencou algumas entidades que não seguem os padrões de qualidade necessários, onde alguns dos produtos foram classificados por apresentarem risco à saúde.
Neste domingo (25), a partir das 8h00, será realizada a Caminhada Maio Bordô, saindo da Avenida Centenário em direção ao Cristo, na Avenida Oceânica, na Barra. Anualmente, em todo o país, o Maio Bordô #3 É DEMAIS alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto dos diversos tipos de cefaleia.
Para quem quiser participar, a organização do evento está oferecendo gratuitamente 70 camisas para o público em geral, basta ar esse link. O o as pessoas sem camiseta do evento está garantido também. A concentração será no Núcleo de Neurologia da Bahia/Instituto FEME.
A neurologista Elza Magalhães, uma das organizadoras da caminhada na Bahia, explica o slogan #3 É DEMAIS do Maio Bordô. “É um alerta às pessoas. Significa que mesmo que você tenha algumas justificativas para as suas dores, se você tem 3 ou mais dores de cabeça por mês, há mais de 3 meses, procure um médico neurologista. Você precisa de tratamento,” destaca.
ENXAQUECA
A enxaqueca é uma doença do sistema nervoso central que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros. Ela é mais frequentemente em mulheres, é uma dor de moderada a forte intensidade, de um lado da cabeça, associada a náuseas e/ou vômitos, e/ou fotofobia e fonofobia. Em alguns casos menos frequentes a dor pode ser precedida de aura, que na sua maioria das vezes são sintomas visuais como, por exemplo, pontos brilhantes.
“Esta caminhada é um forma de chamar a atenção dos portadores de todos os tipos de cefaleias. Pretendemos além de levar informações, mudar a percepção pública sobre essas doenças. Fazer com que o paciente saia da acomodação e tome uma atitude para melhorar a sua qualidade de vida” concluiu a neurologista.
Butantan aguarda há 9 meses aval da Anvisa para estudo de vacina contra a gripe aviária em humanos
Por Patrícia Pasquini | Folhapress
O Instituto Butantan, localizado na zona oeste de São Paulo, aguarda há nove meses o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar os estudos clínicos para o desenvolvimento da vacina contra a gripe aviária --influenza tipo A H5N8 (fragmentada, inativada e adjuvada). O pedido à agência foi enviado em agosto de 2024.
A variante H5N8 tem alta patogenicidade e pode causar graves problemas respiratórios, inclusive mortes, em humanos. A letalidade da gripe aviária chega perto de 50%.
O estudo clínico, que envolverá pesquisadores da Fiocruz Pernambuco, terá mais de 700 voluntários de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, divididos em dois grupos: 18 a 59 anos e 60 ou mais. A pesquisa faz parte da fase de desenvolvimento da vacina e tem como função produzir dados de segurança e eficácia para um eventual pedido de registro no futuro.
Os participantes receberão duas doses do imunizante ou do placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Apenas um em cada sete voluntários receberá o placebo. Durante os sete meses seguintes, eles serão acompanhados com visitas e exames para avaliar a segurança e a eficácia imunológica da vacina. Os testes incluirão ainda uma triagem inicial com exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos.
Em nota, a Anvisa afirmou que, no processo de avaliação, realizou dois pedidos de exigências, que são solicitações de informações adicionais necessárias para a continuidade da análise.
O último foi feito no dia 31 de janeiro de 2025 e respondido pelo Butantan em 24 de fevereiro. "A documentação encontra-se em análise avançada. Até o momento, o processo levou 228 dias na Anvisa e 56 dias em exigência. A Anvisa tem reunido todos os esforços possíveis para dar prioridade às análises de caráter estratégico para o país", declarou a agência à Folha.
Segundo o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, a partir do PDIL (Programa de Desenvolvimento e Inovação Local) entre o instituto e o governo federal, será garantido um lote estratégico para uma eventual emergência sanitária provocada pela gripe aviária --ainda a ser produzido. Ele depende dos resultados iniciais do estudo de fase 1.
Newsletter Cuide-se Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar *** De acordo com Esper, inicialmente, o ministério apontou a intenção de solicitar a produção de 30 milhões de doses, que seriam suficientes para imunizar 15 milhões de pessoas.
"O que defendemos é criar não só essa vacina, mas a rota tecnológica de desenvolvimento. Ela pronta, digamos que venha um outro vírus causando gripe aviária, com a rota já estudada, traçada, percorrida e com o aval da Anvisa, a gente propõe a troca e agimos rápido. Caminhar pela rota do desenvolvimento tecnológico e imunobiológicos é um privilégio que o Brasil deveria investir cada vez mais."
Ainda não há vacinas registradas ou pedidos de registro para este imunizante no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, nesta terça (20), foi descartado um caso suspeito de influenza aviária em um trabalhador da granja do município de Montenegro (RS), onde foi identificado foco da doença em aves.
A Fiocruz, laboratório de referência para este tipo de análise, confirmou que o teste para a doença deu negativo. Neste momento, não há outros casos suspeitos ou em investigação no país.
Salvador amplia vacinação contra gripe para toda a população a partir desta quarta; veja em quais unidades
Por Redação
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta quarta-feira (21) a ampliação da vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Esta ação visa aumentar a cobertura vacinal e proteger ainda mais as pessoas contra as complicações e formas graves da doença.
Com a liberação para o público geral, oito postos de saúde estão oferecendo a vacina de forma gratuita, até as 17h. Já nesta quinta-feira (22), mais de 150 postos de saúde em toda a capital baiana vão oferecer a vacina. Para receber a dose, basta apresentar um documento oficial com foto e o Cartão SUS, se disponível.
A vacina contra a gripe é segura, eficaz e atualizada anualmente para combater as cepas mais prevalentes do vírus, como os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. Ela é uma das principais ferramentas para reduzir hospitalizações, óbitos e a sobrecarga dos serviços de saúde.
A antecipação da imunização neste período é fundamental. Com a aproximação do inverno, as temperaturas mais baixas favorecem a propagação dos vírus respiratórios, incluindo o da gripe.
Além disso, as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que aumenta o risco de transmissão. Imunizar-se antes do pico sazonal da doença garante que o organismo tenha tempo para desenvolver os anticorpos necessários, oferecendo proteção mais eficaz durante os meses de maior circulação viral.
O titular da SMS, Rodrigo Alves, destaca a importância da vacinação: “Estamos realizando essa intensificação nos antecipando à chegada do frio. O outono e o inverno são épocas com maior incidência de gripe, pois oferecem condições propícias para a sobrevida e transmissão do vírus, facilitando a disseminação das doenças respiratórias. Quanto maior a cobertura de vacinados, menor é a circulação do vírus na cidade e menores são também os riscos de complicações, internações e mortes decorrentes da gripe. Por isso, compareça aos nossos postos de saúde e garanta sua dose de proteção", convoca.
LISTA DAS UNIDADES
Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho: Salvador Shopping (das 9h às 16h) - somente vacina gripe (influenza);
Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário: USF Ilha de Maré; USF Ilha de Paramana; USF Ilha de Bom Jesus;
Distrito Sanitário Cabula/Beiru: UBS Edson Teixeira (Pernambués);
Distrito Sanitário Centro Histórico: Multicentro Carlos Gomes (Centro);
Distrito Sanitário Liberdade: UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo); Multicentro Liberdade (somente vacina de rotina e gripe/Influenza)
O portal Bahia Notícias é o primeiro veículo de comunicação baiano a atingir o selo de “Veículo comprometido com o público” emitido pelo “Programa de Indicadores de Compromissos com o Público”, do Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O site atingiu 9 dos 11 indicadores listados pelo projeto, desenvolvido com apoio do Google News Initiative, a partir do já conhecido “Atlas da Notícia”, que anualmente publica uma listagem de veículos de imprensa em atividade no Brasil.
Conforme o Projor, o programa “acrescenta uma camada de verificação aos sites de notícias listados no Atlas e serve como referência de transparência e responsabilidade com a qualidade da informação para políticas públicas e privadas de incentivo, para anunciantes, financiadores e audiências”. Um dos primeiros veículos baianos nativos digitais, o Bahia Notícias reforça esses compromissos a partir da obtenção do selo.
“Sempre tivemos uma preocupação com o nosso público e com nossos anunciantes. Este selo reforça o nosso compromisso de um trabalho sério e que busca trazer um impacto positivo para a nossa comunidade”, celebra o CEO do Bahia Notícias, Ricardo Luzbel.
Para ser reconhecido pelo Projor, os veículos precisam atender ao mínimo de oito critérios de transparência que incluem expediente, política editorial, política de correção de erros, política de privacidade, o a profissionais da redação, propriedade do veículo, identificação clara de conteúdos patrocinados, origens de financiamento e identificação dos autores dos conteúdos.
Um dos fundadores da Associação Baiana de Jornalismo Digital, o portal requisitou filiação a associações nacionais. Já no item ibilidade, o Bahia Notícias tem investido cada vez mais, adicionando uma ferramenta de leitura das notícias, que pode ser observado no topo das matérias.
SOBRE O PROJOR
Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, o Projor — Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo é uma entidade civil sem fins lucrativos, não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária.
O Projor mantém o Observatório da Imprensa e realiza atividades voltadas à reflexão e aprimoramento da prática jornalística e ao desenvolvimento do jornalismo local, tendo como premissa que uma imprensa livre e fortalecida é um dos pilares da democracia.
Entre os projetos desenvolvidos está o “Programa de Indicadores de Compromissos com o Público”, cuja participação está aberta a todos os sites de notícias brasileiros que publiquem conteúdo original em intervalos não superiores a 15 dias, que sejam apartidários e que não tenham vínculo direto com o poder público.
“A plena adoção dessas práticas eleva o nível de transparência e compromissos com o público das organizações de notícias e as coloca em um padrão de excelência capaz de estabelecer novos elos de confiança com as comunidades de leitores”, explica a apresentação do programa.
Com 7,9%, Bahia ocupa 3º posição na lista de estados com mais vagas de medicina em faculdades
Por Victor Hernandes
Números da demografia médica, Censo dos Médicos 2025, indicaram que o estado da Bahia é o terceiro estado com a maior quantidade de cursos de medicina (37) e o terceiro estado com a maior quantidade de vagas de graduação em medicina (3.849) no Brasil, em 2024.
As vagas anuais de graduação no estado em medicina representam 7,9% das vagas ofertadas no Brasil. No ano ado também, a Bahia possuía 37 escolas de medicina. Segundo o documento, foi encontrada uma proporção de 25,92 vagas por 100.000 habitantes em território baiano.
Na lista de quantidade de cursos por unidade da federação no ano anterior lideram São Paulo (80 cursos) e Minas Gerais (45 cursos).
Já o Nordeste, foi a segunda região com mais vagas, sendo 13.750 vagas, correspondendo a 28,4% do total. Nacionalmente, o Brasil obteve a marca de 448 cursos de medicina autorizados até 2025.
De acordo com o censo de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) foram listados 407 cursos que foram utilizados para a análise da concorrência. Já na análise dos mantenedores dos cursos (grupos educacionais privados, etc.), foram considerados 446 cursos de medicina. Já a quantidade de vagas totais distribuídas no país era de 48.680.
ENTIDADES PRIVADAS E PÚBLICAS
Ainda conforme o Censo dos Médicos 2025, a Bahia registrou mais vagas em faculdades privadas do que em públicas para o curso de medicina. Conforme o levantamento, as instituições privadas ofertavam 2.656 vagas de graduação em medicina, representando 69,1% do total de vagas no estado.
Já as instituições públicas alcançaram a marca de 1.193 vagas, correspondendo a 30,9% do total. Já no número de cursos, a Bahia possuía 24 cursos privados e 13 cursos públicos em 2024.
O estudo indicou que o estado reflete uma tendência nacional constatada nos últimos anos, que apontou no país, quase 80% do total de vagas de graduação. Em uma comparação dos 10 últimos anos, cerca de 91,5% das vagas preenchidas foram oriundas de alunos de entidades privadas. Na contramão, o ensino médio público obteve seu menor patamar histórico em 2024, representando cerca de 20,7% das vagas de graduação no país.
Dados recentes do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox/BA) confirmam que em todo estado baiano foram registrados 9.495 casos nos quatro primeiros meses do ano. Os acidentes com escorpiões representam 71,5% das notificações envolvendo animais peçonhentos no estado. Só em 2024 o estado teve mais de 24 mil casos.
Um estudo publicado na revista Frontiers in Public Health aponta um aumento de 250% nas picadas de escorpião no Brasil na última década. Para Sâmia Neves, professora de Medicina Veterinária da Universidade Salvador (Unifacs), esse aumento está relacionado a fatores como o desmatamento e a expansão urbana desordenada, resultantes na perda do habitat natural dos escorpiões, o acúmulo de entulho, que oferece esconderijo ideal para eles, e as mudanças climáticas.
“Outros fatores importantes são a redução dos predadores de escorpiões por conta das ações antrópicas e o poder de adaptação de algumas espécies”, explica a especialista.
Para prevenir acidentes, é essencial manter a casa limpa e organizada, vedar portas e janelas, usar repelentes e inspecionar calçados e roupas antes de usar. Em caso de picada, procure atendimento médico imediato, lave a área com água e sabão, mantenha a calma e aplique compressas frias.
Importante destacar que é recomendação médica não cortar ou sugar a picada, esses hábitos não são eficientes após um ataque do animal. As espécies de escorpião de maior relevância na Bahia são o escorpião-amarelo (T. serrulatus), o escorpião-marrom (T. bahiensis) e o escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus). As informações foram divulgadas pelo Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias.
O médico urologista e cirurgião, Eduardo Lopes, explica o funcionamento de um procedimento que tem se tornado comum ao redor do mundo: o preenchimento peniano. Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar (100.1 FM), nesta terça-feira (20), o especialista conta que o procedimento tem se tornado cada vez mais comum, após a criação de um novo produto de ácido hialurônico em gel.
“Hoje está na moda o engrossamento do pênis com ácido hialurônico. O ácido hialurônico é usado no rosto há muito tempo, em [preenchimento] suco naso-labial, reposição de gordura, o ácido é muito utilizado. Os coreanos, em 2011, criaram um ácido mais grosso que é usado como gel e aí você vê, o homem vai, gasta tudo de dinheiro para fazer isso, não quer pagar uma consulta com um urologista para fazer exame de próstata”, relata o médico, que também é professor.
Lopes alerta, no entanto, que diferente de outros procedimentos com ácido, o preenchimento peniano se caracteriza como um processo cirúrgico, com pré e pós-operatório. “É um procedimento invasivo, que tem risco de infecção, de necrose e deformidades. É um procedimento cirúrgico, tem que fazer todo um pré-operatório”, afirma especialista. “É muito complicado e principalmente um homem que só tem pênis, se tivesse dois ou três descartava o primeiro e ficava com outro”, brinca.
Ele explica ainda a importância de buscar um bom profissional para o procedimento. “Isso é muito importante porque hoje em dia nós estamos vivendo um período difícil na área da saúde. Você vê aí agora o Conselho de Odontologia autorizando o dentista a fazer cirurgia plástica no nariz, fazer cirurgia plástica em lifting, uma coisa que é do cirurgião plástico, um cara que faz dois anos de cirurgia geral, três de cirurgia plástica. Ou seja, você não pode fazer nenhum tratamento se não souber tratar as complicações”, destaca Eduardo.
Para o médico, a melhor opção é realizar um acompanhamento completo com um especialista. “Então quem tem que fazer isso é um urologista. Primeiro para não estar oferecendo coisas que são irreais. Você não consegue engrossas um pênis em oito centímetros sem causar dano, além de ficar disforme, fica bizarro”, afirma.
Ainda sobre a segurança do procedimento, Lopes afirma: “Tem muita propaganda enganosa, muita picaretagem, e eu falo sem nenhum receio. Então o paciente, antes dele ir no médico, ele precisa entrar no site do Conselho de Medicina e ver se a pessoa é especialista, se não for, ele não vai”, aconselha o médico.
Confira o trecho: