Bengalas Podcast recebe Nina Guimarães e aprofunda debate sobre as relações familiares sob a ótica da terapia sistêmica familiar
Você já ouviu falar sobre terapia sistêmica familiar? Com a proposta de compreender e ressignificar as relações, essa abordagem terapêutica propõe laços mais saudáveis e funcionais - o que se torna ainda mais importante em situações de envelhecimento e adoecimento dos pais. Para tratar do tema, o Bengalas Podcast desta quinta-feira (8) recebe a fundadora do Instituto Humanitas, Nina Guimarães.
O Instituto Humanitas de Pesquisa e Intervenção em Sistemas Humanos foi fundado em 2004 por Nina, ao lado de Alexandre Coimbra Amaral, voltado para o treinamento de psicólogos na abordagem sistêmica, capazes de intervir em indivíduos, casais e famílias.
Soteropolitana, Nina Guimarães é formada em Psicologia pela Ufba, e tem mais de 25 anos de atuação na área. Com agens por centros na Inglaterra e na Itália, voltou a Salvador, onde lecionou por 15 anos em uma faculdade, até a criação do Instituto Humanitas.
Também organizou e escreveu capítulos do livro "Autoridade e Autonomia em Tempos Líquidos" em 2014, e é autora do livro "Morte, Renascimento e Honra" com alguns parceiros em 2016. Além disso, assina publicações de artigos em revistas nacionais de temas relacionados a terapia sistêmica individual, de casal e família, especialmente sobre luto, apego, traição e práticas narrativas e pós-modernas.
Apresentado pela psicóloga e consultora em planejamento e desenvolvimento humano, Marta Castro, o Bengalas Podcast é uma ação daComunidade Bengalas de Apoio a Filhos de Pais Idosos. Nesta nova temporada, os episódios vão ao ar quinzenalmente, no canal do YouTube do Bahia Notícias, sempre às quintas-feiras. Veja também o último episódio: