Autos e Motos: BYD vai trazer duas novas marcas chinesas
A chinesa BYD, que irá produzir carros na futura fábrica de Camaçari, anunciou um novo navio com pelo menos 7 mil carros para serem vendidos no Brasil. Em entrevista ao jornalista automotivo Duda Godinho (Band Bahia) no Salão de Xangai (China), Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, adiantou que a fabricante chinesa já investiu 1,4 bilhão dos 5, 5 bilhões anunciados para a instalação da fábrica na Bahia. Baldy reforçou o projeto da BYD no Brasil e anunciou ainda que as marcas Denza e Fangchengbao serão vendidas no mercado nacional a partir de 2026 com uma rede de concessionários no país.
A confirmação de novas marcas da BYD no momento de crescimento das suas vendas locais indica que o Brasil faz parte da estratégia global da fabricante chinesa. A Fangchengbao, por exemplo, comercializa SUV’s, segmento dos mais importantes em todo o mundo, e apresentou uma linha completa com os modelos BAO 5, BAO 8 e o recém-lançado BAO 3 (Titan 3). A Denza irá incorporar e vender os modelos da Fangchengbao na mesma rede de concessionários Denza no País. Um dos carros confirmados para o mercado nacional é o SUV BAO 5.
Foto: Divulgação
BYD NA BAHIA
Na entrevista, Baldy adiantou ainda que a fábrica de Camaçari da BYD irá iniciar suas operações ainda em 2025. Por sinal, o Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia soltou uma nota com tom de preocupação e alerta sobre a possibilidade da planta baiana da BYD ser transformada em uma fábrica de montagem de carros em regime SKD/CKD. Júlio Bonfim, presidente da entidade, mostrou-se preocupado com o embarque de carros para serem vendidos no Brasil. “O que está em jogo é saber se Camaçari será, de fato, um polo industrial de produção de veículos, ou se correremos o risco de nos tornarmos apenas um centro de distribuição de peças e veículos semi-montados vindos da China”, destacou a nota.
SALVADOR GANHA REVENDA EUROVIA OMODA & JAECCO
A capital baiana ganha a mais nova concessionária Eurovia Omoda & Jaecco. A nova loja do grupo pernambucano Via1 abre oficialmente neste sábado na Avenida Paralela, a avenida Luiz Viana Filho, número 6600. A Jaecco, por exemplo, vem com o modelo 7, um super híbrido com autonomia de 1.200 km. Já a Omoda oferece o ES, veículo 100% elétrico e com alta tecnologia. As duas marcas são da chinesa Chery e todos os veículos são ofertados no sistema de pronta-entrega e podem ser testados em circuito nas redondezas da revenda. Mônica Ribeiro, gerente da Eurovia Omoda & Jaecco, demonstra empolgação nesta nova fase do setor de veículos no Brasil. Informa ainda que os veículos possuem alta tecnologia embarcada e garantia total de 7 anos e 8 anos da bateria.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
AUDI A5 DESEMBARCA NO BRASIL
A Audi do Brasil anunciou o início da pré-venda do novo Audi A5 no mercado brasileiro. A terceira geração do modelo está maior, mais moderno e potente. Tem um grande pacote de tecnologias embarcadas e inaugura no País a inédita Plataforma a Combustão (PPC). O sedã médio de luxo substitui o best-seller global Audi A4 e surge em versão única A5 Sedan 2.0 TFSI Performance S edition quattro. Sai por R$ 379.990.
O novo Audi A5 vem equipado com propulsor 2.0 turbo FSI, com quatro cilindros em linha, de 272 cavalos e um torque máximo de 400 Nm de 1.600 rpm a 4.500 rpm. O motor atua em sincronia com a transmissão S tronic de sete velocidades e a tração quattro com tecnologia Ultra. O conjunto mecânico proporciona ao sedã médio de luxo uma experiência de condução incomparável. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h (limitada eletronicamente).
As opções de cores disponíveis são Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Internamente, o modelo recebe acabamento na tonalidade preta.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
ACELERADAS...
MAIO AMARELO - A campanha Maio Amarelo destaca o mês da conscientização no trânsito e chama a atenção para uma verdade muitas vezes ignorada: são os pequenos gestos — como reduzir a velocidade, dar preferência e manter a calma — que salvam vidas. Em meio à rotina agitada dos centros urbanos, TODOS, motoristas de aplicativo, taxistas e condutores particulares, devem ser mais cordiais no trânsito. Seja paciente e procure sair antes para seus compromissos. A educação no trânsito é essencial para todos.