Associação de cineastas prepara protesto contra sucateamento da Cinemateca
A Associação Paulista de Cineastas (Apaci) pretende se manifestar contra o sucateamento da Cinemateca Brasileira, que agoniza sem os rees orçamentários do governo federal (clique aqui e saiba mais).
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, a Apaci vai realizar um ato presencial em frente à Cinemateca, em São Paulo, nesta quinta-feira (4), para denunciar a situação.
Ainda segundo a publicação, durante os protestos será lido manifesto que até a noite da terça-feira (2) reunia de cerca de 40 entidades nacionais e internacionais. Atentos às orientações sanitárias no enfrentamento do novo coronavírus, os participantes do ato vão usar máscaras e obedecer uma distância mínima.
A Cinemateca foi o órgão prometido pelo presidente Jair Bolsonaro a Regina Duarte, quando anunciou o desligamento da atriz da Secretaria Especial da Cultura. A exoneração, no entanto, ainda não foi publicada no Diário Oficial da União e ela tampouco foi conduzida para um novo cargo no órgão paulista (clique aqui).