Zé Neto diz que governo Bolsonaro abandonou “Minha Casa Minha Vida” em Feira de Santana
Por Francis Juliano, de Santo Amaro / Lula Bonfim
O deputado federal Zé Neto (PT) está acompanhando a retomada do programa “Minha Casa Minha Vida” na Bahia. Durante o evento do governo federal nesta terça-feira (14) em Santo Amaro, no Recôncavo, o parlamentar criticou o abandono das unidades habitacionais durante a istração de Jair Bolsonaro (PL) e previu que, ainda neste semestre, novas casas devem ser entregues em Feira de Santana.
De acordo com o parlamentar, o Minha Casa Minha Vida foi abandonado nos últimos seis anos, durante os governos de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro. Em Feira de Santana, seriam 280 unidades habitacionais que estiveram prontas para serem entregues, mas que, com o tempo, acabaram se degradando.
“Lá em Feira, são 280 unidades. Acho que a gente ainda tem uns dois meses, um pouco mais. A situação de lá está muito machucada. As coisas foram abandonadas mesmo. É uma coisa inexplicável. Foram criando problemas, situações, dificuldades, que não foram ultraadas. E, quando pensou que não, aram seis anos, com esses conjuntos sendo empurrados”, comentou o deputado.
Zé Neto avaliou ainda que a população mais pobre, alvo do faixa “1” do programa Minha Casa Minha Vida, foi mais atingida do que as outras, com o abandono que teria sido realizado pela gestão bolsonarista.
“Na verdade, eles acabaram com o Minha Casa Minha Vida 1, que é aquele para a faixa de pessoas mais pobres, mais carentes. Foram abandonadas de tal forma que até aquelas que deveriam ser entregues não foram”, continuou Zé Neto.
Apesar dos problemas, o deputado petista prevê que as unidades do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana devem ser entregues antes do meio do ano. Segundo Zé Neto, o município do Portal do Sertão é um emblema do programa habitacional.
“Acho que a gente entrega neste semestre ainda. Depois do Carnaval, eu vou acompanhar mais de perto essa situação e lutar para que Feira de Santana continue sendo, como foi até o governo Dilma, a cidade do Brasil que mais recebeu o Minha Casa Minha Vida. Nós tínhamos lá problemas gravíssimos de habitação – ainda temos – mas já recebemos 52 mil unidades. Foram 26 mil do Minha Casa Minha Vida 1 e 26 mil do Minha Casa Minha Vida 2. Eu espero que a gente possa continuar, tanto em Feira quanto na região, esse projeto que foi uma mudança de paradigma”, concluiu o parlamentar.
Além de Zé Neto, o evento em Santo Amaro conta com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sete ministros da istração federal.
Antes da ida ao Recôncavo, parte da comitiva esteve em Feira de Santana, como o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que inaugurou dois viadutos e anunciou investimentos para a duplicação de trechos que ligam a BR-116 Norte à BR-324.