Prefeitura de Ilhéus anuncia pagamento do Precatório FUNDEF para trabalhadores da educação ativos, aposentados e herdeiros
Por Redação
Cerca de 1576 trabalhadores da educação receberam, nesta sexta-feira (4), a primeira etapa do pagamento dos Precatórios do FUNDEF na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. A quantia de R$51 milhões de reais foram reados após acordos das entidades APPI e ADIPAAPHE e a Prefeitura do município. Além do benefício foi garantido também o garantir o pagamento de 60% dos juros dos precatórios – o dobro do percentual geralmente recomendado, que é de 30% – houve apenas o desconto de 10% para a APPI APLB.
"Ilhéus é o único município que paga 60% dos juros dos precatórios do FUNDEF, garantindo não apenas os direitos dos profissionais da educação ativos, mas também dos aposentados e herdeiros. Estamos fazendo justiça e reconhecendo o trabalho de quem sempre fez muito para nós, para nossas crianças e contribuiu com o crescimento e a construção do futuro da nossa cidade", afirmou o prefeito Mário Alexandre.
Já Nadja Gil, que é técnica formadora dos Profissionais não docentes da Secretaria de Educação (Seduc), deu seu depoimento, junto ao prefeito Mário e um grupo de servidores da secretaria.
“Eu estou muito feliz e juntamente com os meus colegas, gostaria de te agradecer. Foram vinte e quatro anos de espera na porta da Prefeitura e durante estes últimos oito anos [sete anos e oito meses], a nossa vida mudou”, relatou e completou: “a gente compartilha bênçãos com os colegas, são oito anos que temos crédito, temos credibilidade. Nossa vida financeira é outra, a gente tem respeito e conquistamos sonhos, casa própria, carro, filhos estudando em lugares que a gente não imaginava. Então, o Senhor usou este homem [Mário Alexandre], para abençoar as nossas vidas (...)
E a minha gratidão é porque hoje, a felicidade na minha casa é a certeza de que eu posso comprar, que o meu salário vai estar na conta e a certeza de que eu não vou bater em lugar nenhum e vão me dizer ‘cê’ não pode comprar porque é funcionária da Prefeitura. Então, independente de qualquer coisa, a palavra aqui é gratidão. Queria dizer que a história da minha família mudou”. Nadja é servidora pública municipal há trinta e três anos e tomou a palavra para destacar como a gestão olhou para os servidores municipais, como nunca havia acontecido em Ilhéus.
Os precatórios do FUNDEF são créditos que estados e municípios têm a receber da União devido a não complementação de recursos desse fundo, que destinou 60% para o pagamento de atraso dos profissionais da educação, porém, permitindo que o município reasse apenas 30% aos profissionais – o que não aconteceu em Ilhéus, que reou integralmente, os 60%. Esses precatórios são dívidas com sentença judicial definitiva, e os profissionais da educação básica em atividade entre 1998 e 2006 têm direito a receber.
Esse pagamento, além de fazer justiça aos trabalhadores, fortalece a economia local, uma vez que mais de 50 milhões de reais foram injetados diretamente no comércio e serviços da cidade.
A medida gera impactos positivos para as famílias dos profissionais beneficiados e para todo o município. Mais uma vez, a Prefeitura de Ilhéus demonstra o seu compromisso em cuidar e trabalhar pelo bem-estar de sua população, promovendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas.