Elmar Nascimento reúne bancada, não fala ainda em desistir da candidatura e despista imprensa na Câmara
Por Edu Mota, de Brasília
Reunido a portas fechadas com os parlamentares do União Brasil, partido que lidera na Câmara, o deputado Elmar Nascimento não falou a seus colegas de bancada que não será mais candidato a presidente da Casa em 2025. Elmar sinalizou na semana ada que abriria mão da candidatura, mas havia pedido um tempo ao partido para conversar com as outras legendas que o apoiavam.
Na reunião desta terça-feira (5) com a bancada, Elmar Nascimento falou mais sobre a relatoria que recebeu do projeto para regulamentar o pagamento de emendas parlamentares. Após falar sobre o projeto, Elmar deixou a reunião dizendo que iria se reunir com outras bancadas, e depois saiu por uma porta lateral sem falar com a imprensa que o aguardava.
Na semana ada, Elmar havia sido comunicado pelo presidente nacional do União, Antonio Rueda, que o partido preferia apoiar o candidato Hugo Motta (Republicanos-PB). A decisão seria necessária para o União pudesse negociar cargos na Mesa Diretora e a presidência de comissões importantes.
Apesar de não ter anunciado oficialmente sua desistência, o deputado baiano supostamente já comunicou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que está saindo da disputa. Em uma conversa entre os dois no final de semana, ambos se entenderam e resolveram ar uma borracha nas mágoas e desentendimentos.
Elmar foi durante meses o candidato de Lira, mas acabou sendo abandonado pelo presidente ao final do mês de agosto, e trocado por Hugo Motta.
O deputado baiano deve ter reuniões nesta tarde com as bancadas do PSB, do PSDB e do Cidadania, que o apoiavam e agora decidiram participar da aliança em torno de Hugo Motta. Somente após essas conversas o deputado Elmar anunciará sua desistência.