Deputados baianos se manifestam contra anistia para acusados do 8 de janeiro em Brasília
Por Edu Mota, de Brasília / Victor Hernandes
Deputados federais pela Bahia, Lídice da Mata (PSB) e Valmir Assunção (PT) defenderam que os acusados de tentarem um golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília, não tenham anistia do Judiciário brasileiro. Em entrevista ao Bahia Notícias, os parlamentares se mostraram contra e consideraram a anistia como um processo “difícil”.
“Acredito que, por tudo que tenha acontecido no Brasil, é muito difícil os bolsonaristas aprovarem a anistia no Congresso Nacional. Mas nós temos que continuar vigilantes, mobilizando a sociedade, debatendo com a sociedade, porque aqueles e aquelas que rasgaram a Constituição, tentaram destruir a democracia, não podem ter anistia. E isso tem que ser o sentimento do povo brasileiro. Segundo as pesquisas, mais de 80% do povo brasileiro é contra a anistia. Quem cometeu seus crimes, que pague por eles”, disse Assunção.
Lídice comentou também a respeito de deputados bolsonaristas pedirem que o dia 8 de janeiro seja considerado dia do “patriota”. Segundo a deputada baiana, classificar o ato golpista como patriota seria uma tentativa de deturpar a definição de democracia.
“Então, nós não podemos itir que seja esta a prática. Ficar apelidando isso de gesto de patriotas, é realmente querer deturpar o conceito da democracia. [...] Nenhum espaço para isso. Inclusive, porque logo depois nós vamos tomando conhecimento nas últimas investigações, de que os planos eram mais trágicos ainda do que se apresentaram".