Cerca de 17 aves são apreendidas em ação que combate a criação irregular de animais silvestres em Salvador
Por Redação
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram uma operação de combate à criação irregular de animais silvestres em Salvador. A ação ocorrida, nesta quarta-feira (29), teve como alvo criadores credenciados pelo órgão federal que não estão cumprindo as normas estabelecidas pela lei de crimes ambientais.
O primeiro local fiscalizado apresentava total desacordo com o plantel declarado no cadastro do criador. Durante a inspeção, os fiscais do IBAMA identificaram que um dos animais possuía uma anilha possivelmente adulterada. Como resultado, foram apreendidas 07 aves silvestres, e uma multa no valor de R$80.000,00 foi aplicada, além da suspensão da licença do criador.
No segundo local inspecionado, nenhuma das aves estava anilhada e o criador não possuía cadastro no órgão competente. Neste caso, 17 aves silvestres foram apreendidas e uma multa de R$8.500,00 foi imposta.
A operação reforça o compromisso das autoridades em proteger a fauna silvestre e garantir que as normas ambientais sejam rigorosamente cumpridas.