Com candidatura mantida, Hilton Coelho pondera que PSOL deve acionar judicialmente reeleição de Adolfo Menezes
Por Leonardo Almeida / Mauricio Leiro
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) reforçou a candidatura pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Presente na sessão desta segunda-feira (2), o parlamentar apontou que irá questionar algumas questões relacionadas a condução da AL-BA durante o pronunciamento de sua candidatura.
“Nossa candidatura está muito mantida, é inquestionável do ponto de vista legal. Vou subir na tribuna para falar sobre as situação da Assembleia Legislativa, situações internas, sua relação com o corpo técnico, a relação com a imprensa, para termos transparência. A importância de se ter uma Assembleia que seja um grande espaço institucional de debate das principais questões da Bahia”, reforçou Hilton.
Hilton também sinalizou que o PSOL segue o posicionamento de ser “veementemente avesso” a possibilidade de reeleição do atual presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD). “As pessoas sabem que o posicionamento do PSOL não funciona a partir da mudança dos ventos. Em 2017 foi, justamente, o PSOL que entrou com a ação direta de inconstitucionalidade, contra a reeleição de Marcelo Nilo. Na época foi uma ação que atos como esses não podem ficar se repetindo. […] estamos para enfrentar o processo eleitoral de cabela erguida e vamos fazer um grande debate”, apontou.
Informações obtidas pelo Bahia Notícias com líderes do PSOL na Bahia apontam que o partido deve aprovar ainda nesta segunda a judicialização da eventual reeleição de Adolfo. O processo questionará a legalidade de um parlamentar ocupar mais um mandato frente à Casa, na mesma legislatura. Hilton, inclusive, apresentou um pedido de impugnação da candidatura de Adolfo para mais um mandato.