Pablo Souza é anunciado como secretário de mobilidade de Salvador; saiba mais sobre o novo auxiliar de Bruno Reis
Por Eduarda Pinto / Victor Hernandes
O economista Pablo Souza foi o nome escolhido pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) para assumir a secretária de mobilidade da capital baiana. O novo titular da Semob vai substituir o ex-chefe do órgão Fabrizzio Muller, que se despediu de forma oficial da gestão municipal nesta quarta-feira (5) para atuar na iniciativa privada.
Muller se despede da prefeitura após 12 anos. Ele liderava a Semob desde 2021 e, antes, foi superintendente da Transalvador.
O anúncio e posse de Souza ocorre também nesta quarta em cerimônia na sede da prefeitura, na praçaThomé de Sousa, no Centro Histórico de Salvador. Durante o ato, o novo gestor reforçou acerca da entrega de mais ônibus para a cidade.
“Como já foi anunciado aqui, vamos finalizar a entrega de 114 ônibus para a cidade de Salvador. Temos duas operações de crédito que devem somar um total de 400 coletivos, sendo 300 convencionais e mais 100 elétricos ao longo deste ano. Além disso, temos uma aquisição pelos operadores o que e o senhor [Bruno Reis] deve fazer a maior entrega de ônibus proporcionalmente em todas as capitais do Brasil, será 500 ônibus em uma frota de 800 1.800 ônibus em nossas cidades.
Souza é economista com vasta experiência na área. Ele já tinha atuado como Gerente de Transportes na FIFA e como Diretor de Planejamento na própria Semob. O novo secretário se tornou reconhecido pelos trabalhos de planejamento operacional do BRT Salvador.
No ano ado, Pablo deixou a gestão e atuou ao transporte da Copa América, nos Estados Unidos. Sua trajetória foi traçada ainda no cargo de consultor internacional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de cidades, regiões e governos ligados à sustentabilidade.