Marcelo Werner anuncia aumento dos portais de segurança e efetivo no Carnaval 2025
Por Ana Clara Pires / Eduarda Pinto
O titular da Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, anunciou, nesta sexta-feira (14), as novidades para a Operação de segurança para o Carnaval de 2025. Presente no evento oficial do Governo do Estado para anúncio das ações para a folia deste ano, Werner anunciou que o aumento no número de portais de revista e policiamento deve ser a principal novidade das ações este ano.
“[Serão] Quase 38 mil homens, policiais militares, civis, a Polícia Técnica e bombeiros militares garantirão a segurança do carnaval da Bahia, de Salvador e das mais de 100 cidades do interior do Estado”, afirmou. “A gente traz o número maior de portais, serão 47 portais. Isso já é um estudo, a partir do ano ado, para trabalhar para poder evitar o ingresso de equipamentos perfurocortantes e proibidos, e funcionando 24 horas [por dia]. Então a gente precisa reforçar e melhorar a segurança ano a ano, sendo integradas com 48 órgãos municipais, estaduais e federais”, completa.
O titular da SSP-BA ressalta ainda que, na tentativa de evitar acidentes e engasgos nos serviços, a exemplo do que ocorreu no circuito Barra-Ondina no último ano, a SSP-BA também deve manter contato com as concessionárias e agências: Embasa, Coelba e Agerba.
“A concessionária de água, luz e transporte estarão juntos para fazer o melhor atendimento possível para qualquer tipo de ocorrência, evitando ocorrência como aconteceu no ano ado, mas acima de tudo, se ocorrer, há de ter a resposta mais rápida possível, sendo integrada com a Inteligência [Centro de Operações e Inteligência - COI], funcionando também 24 horas por dia”, diz.
Sobre o próprio COI, o secretário afima: “É a maior estrutura de videomonitoramento, 1.500 câmaras na capital e no interior do estado, para o monitoramento dos suspeitos e, lógico, dia a dia de revisa, naquela reunião diária que a gente faz para daí, se for o caso, manejar mais ações de policiamento”.
O gestor revela ainda que o esquema veio sendo testado nas últimas festas de rua da capital. “É uma operação robusta. Expectativa a maior possível para ter o maior carnaval de todos os tempos, com base, inclusive, nos números que tivemos das outras grandes festas: Pôr do Sol, Reveillón, o Bonfim e o Rio Vermelho. A gente percebe um aumento de turistas, um aumento de foliões nacionais e internacionais”, sucinta.