Zé Trindade apresenta balanço ações na CMS:“Desde 2015, Bahia é o segundo estado que mais realiza investimentos públicos”
Por Redação
“O trabalho do Governo do Estado transformou Salvador nos últimos anos. Apresentar as ações da Conder na Câmara Municipal é mais que uma prestação de contas desse trabalho, é um gesto que simboliza o compromisso do Estado em fortalecer cada vez mais a nossa presença na capital com obras que transformam a vida das pessoas”.
A declaração é do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, que apresentou um balanço dos projetos da empresa desde 2007, com recorte especial para a gestão do atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
As obras na área de mobilidade urbana, saúde, educação, macrodrenagem e prevenção de desastres naturais mereceram destaque durante a apresentação de Trindade, que está à frente da Conder desde janeiro de 2021, quando foi nomeado pelo então governador Rui Costa. Desde então, foram entregues oito novas escolas de tempo integral, dez modernizações de unidades escolares, o Hospital Ortopédico do Estado (HOE), a ampliação do Hospital da Mulher, a nova Maternidade Maria da Conceição de Jesus, mais de 40 contenções de encosta, novas avenidas e viadutos, entre tantas outras intervenções concluídas nos últimos quatro anos, entre os governos Rui Costa e Jerônimo Rodrigues.
As grandes obras da Conder não impediram que intervenções de menor porte também fossem executadas em Salvador. Na apresentação - feita no Centro Cultural da Câmara, na tarde desta quarta-feira (2), - Trindade pontuou que 953 projetos de urbanização foram realizados apenas nos últimos quatro anos, beneficiando moradores de 262 localidades com escadarias, corrimões, praças, pavimentações, etc.
“A orientação do governador Jerônimo tem sido priorizar a população mais vulnerável de Salvador, e isso vale para as grandes e pequenas obras. A gente não faz obra de maquiagem ou de espuma, a gente trabalha, principalmente, para melhorar a vida das pessoas que vivem em comunidades historicamente esquecidas”, acrescentou o gestor.
Mais de 30 dos 43 vereadores da Casa participaram da audiência, que também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas dos edis sobre o status de obras em execução e novos projetos a serem realizados, a exemplo das oito novas contenções de encosta que estão em licitação e contemplarão os bairros de Cajazeiras, Pau da Lima, Alto do Cabrito, Mata Escura, São Marcos, Plataforma e Campinas de Pirajá.
Ao final, o presidente da Conder destacou a capacidade de investimento do Governo e assegurou que o trabalho em Salvador e no interior do estado será cada vez mais fortalecido.
“Desde 2015, a Bahia é o segundo estado que mais realiza investimentos públicos no Brasil em benefício da população, e isso é resultado de uma gestão eficiente, da segurança jurídica, do equilíbrio das contas e da qualidade do gasto. Hoje, a Conder tem obras em mais de 360 municípios e o governador Jerônimo vai acelerar ainda mais o ritmo de trabalho da nossa equipe nessa segunda metade do primeiro mandato”, pontuou Trindade, que realizou a apresentação a convite da líder da oposição na Câmara, vereadora Aladilce Souza.
O que seria uma reunião exclusiva para a bancada de oposição foi ampliada e aberta a todos os representantes da CMS a pedido do vereador Carlos Muniz, presidente do legislativo municipal.