Secretário de Relações Institucionais do governo destaca importância do alinhamento político com PDT
Por Gabriel Lopes / Ana Clara Pires
Em evento realizado com a presença de prefeitos e lideranças do PDT na Bahia, o partido oficializou nesta semana o retorno à base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O anúncio, que já era esperado nos bastidores, foi celebrado pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, que destacou a importância da aliança para o fortalecimento político do governo estadual.
“O PDT já tem um alinhamento nacional conosco, no governo federal, e agora aqui na Bahia a gente começa essa nova caminhada”, afirmou Loyola. Segundo ele, o ato político com o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, e prefeitos da legenda, simboliza o primeiro o de uma nova fase da relação com o partido.
Apesar de ainda não haver definição sobre espaços no governo, Loyola indicou que a presença do PDT na base naturalmente deve abrir portas para composições futuras. “A partir do momento que o partido está conosco, conversando, é salutar e faz parte do jogo político que ele também participe do governo. Não discutimos isso ainda, mas vamos conversar posteriormente”, declarou.
Loyola também comentou sobre os impactos da aproximação do PDT no contexto da federação do União Brasil com o PP, que atualmente possui seis deputados estaduais alinhados ao governo, mas ainda formalmente fora da base. Segundo o secretário, esses parlamentares já mantêm uma relação de apoio ao Executivo e as conversas devem avançar nos próximos meses.
No entanto, Loyola lembrou que, por causa das regras da janela partidária, qualquer movimentação oficial dos deputados só poderá ocorrer em abril do próximo ano. “Eles têm uma dificuldade, todos sabemos disso. Mas nós já conversamos, votam conosco, já são base do governo”, afirmou.