Governo publica licitação para contratar empresa responsável por acompanhar adequações no metrô Salvador-Lauro
Por Maurício Leiro / Victor Hernandes
O Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), publicou o processo licitatório com o objetivo de contratar uma empresa especializada em engenharia consultiva para realizar serviços nas Obras implantadas do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana (SMSL).
No documento ado pela reportagem do Bahia Notícias, nesta sexta-feira (16), a empresa vencedora da licitação será responsável também pela fiscalização das obras do modal. Em nota enviada ao BN, a CTB informou que o edital publicado servirá para contratação de uma empresa especializada para o acompanhamento continuado dos ajustes e adequações necessários no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
A CTB informou ainda que a sessão pública para receber as propostas de organizações interessadas pelo certame, vai ocorrer no próximo dia 10 de junho, na sede do órgão, no bairro da Calçada, na capital baiana.
METRÔ EM LAURO
A medida chega em meio aos planos da gestão estadual desde 2023, para conseguir a ampliação do alcance do sistema metroviário de Salvador e a Região Metropolitana, com a ideia de uma Estação do Metrô na cidade de Lauro. A área ficaria localizada em frente ao "Parque Shopping".
Na época, o plano era uma integração entre a estação com o centro de compras. O novo espaço ficaria localizado na estação Lauro de Freitas, no Km 3,5 da Estrada do Coco.
Atualmente, a estação Aeroporto é a mais próxima da cidade de Lauro. Em 2023, o sistema metroviário ganhou a estação em Campinas de Pirajá e, deve ter em breve, a de Águas Claras, ganhando mais cinco quilômetros de extensão. Na ocasião, o Governo do Estado destinou mais de R$ 700 milhões para a obra.
No entanto, a medida tratada nesta sexta ainda não trata da construção do novo equipamento.
Atualizada as 14h29