Sistema de Reconhecimento Facial ultraa 900 prisões em 2025 na Bahia
Por Redação
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultraou a marca de 900 prisões no ano de 2025. De 1 de janeiro até este sábado (17), a ferramenta auxiliou na captura de 905 foragidos da Justiça.
Atualmente, a Bahia possui três Centros Integrados de Comunicação (Cicoms): SSA/RMS, Itabuna e Feira de Santana, que emitem alertas paras as bases policiais, auxiliando na captura de foragidos pelos crimes homicídio, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo, e por dívida de pensão alimentícia que arem por pontos monitorados.
Entre as 18h da quinta-feira (15), horário em que a ferramenta alcançou a marca, e às 07h30 deste sábado, seis procurados foram presos nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Itacaré.
A ferramenta já computou, desde o seu lançamento em fevereiro de 2019, 3.291 prisões de criminosos com mandados de prisão expedidos pela Justiça. Nesta semana, o sistema auxiliou a Polícia Federal na captura de um procurado pela Justiça do estado do Rio Grande do Sul desde fevereiro deste ano, de 71 anos, pelo crime de estupro de vulnerável.
O suspeito dificultava os alertas de mais de 90% da ferramenta com a ajuda de um boné que cobria todo o rosto. Em um dado momento ele levantou um pouco a face, as equipes do Cicom de Itabuna recepcionaram o alerta e o homem foi capturado.