Após romper com ACM Neto e aderir à base de Jerônimo, prefeito de Teixeira de Freitas "volta" ao PT
Por Gabriel Lopes
O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, consta como filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), reforçando a base de apoio ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Membro até então ao União Brasil, o gestor municipal recebeu apoio de ACM Neto nas eleições municipais de 2024, quando foi reeleito, mas ou a se aproximar de lideranças governistas após o pleito. Ele consta na lista de membros do PT, com data muito anterior ao último pleito — ele foi “abonado” para ingresso na sigla em 2012.
Foto: Reprodução/ Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Durante a disputa de 2024, ACM Neto participou ativamente da campanha e esteve presente na convenção que homologou a candidatura de Belitardo. A vitória em Teixeira de Freitas foi considerada estratégica para o grupo político de Neto no extremo sul do estado. Interlocutores ligados ao grupo do ex-prefeito de Salvador também apontaram que ele abandonou deputados que eram aliados a ele, a exemplo do estadual Sandro Régis (União) e do federal Elmar Nascimento (União).
O nome de Belitardo consta na lista de filiados do PT baiano. O Bahia Notícias teve o ao documento, que foi emitido na última semana, e traz a relação com os quadros do partido. Apesar da novidade, o PT indica que a data de filiação do prefeito foi junho de 2012. Membros da sigla, todavia, ponderam que a filiação de prefeitos precisa ar pela executiva estadual, o que ainda não teria acontecido com Belitardo agora.
Com a pretensa filiação ao PT, Belitardo se junta a outros prefeitos que têm deixado a base de oposição ao governo estadual para apoiar a gestão de Jerônimo Rodrigues. (Atualizado às 09h05 para modificar trecho sobre a oficialização da filiação)