Arquitetando: Complexo turístico em Baixio une sustentabilidade e modernidade com a da Prima Empreendimentos
Exclusividade, linhas luxuosas e conexão com a natureza. Some a tudo isso, conceitos arquitetônicos inspirados nos melhores resorts do mundo. Com essa receita, a Prima Empreendimentos pretende transformar a região de Baixio, no Litoral Norte da Bahia. Os detalhes de todo o projeto foram ados nesta terça-feira para a imprensa, num jantar na nova sede, localizada no Horto Florestal.
O investimento gira em torno de R$ 3,2 bilhões, diluídos em plano de desenvolvimento de 6 anos, com a previsão de geração de 10.500 empregos. Recentemente, anunciou o lançamento do Anantara Mamucabo – primeira propriedade hoteleira da marca de luxo Anantara da América do Sul, que será implantada na localidade e leva a do genial Sidney Quintela. O arquiteto, inclusive, viajou há pouco tempo para a Tailândia, a fim de conhecer de perto a incrível arquitetura do Anantara Mai Khao Phuket, na intenção de fechar o desenho do projeto que tem previsão de entrega para 2026. Quintela também assina o Resort Fasano, que fará parte do complexo na região e deverá ser entregue em 2027.
Projeto do resort Anantara Mamucado cheio de linhas modernas, num conceito que une tecnologia à natureza e leva a de Sidney Quintela. | Foto: Jefferson Peixoto)
A ideia é fazer no Brasil um grande complexo turístico, que contemple além dos dois resorts, outros empreendimentos turísticos, condomínios e infraestrutura urbana equiparável aos demais polos de turismo internacionais. Além disso, estão previstas a implementação de aeródromo, heliporto, parque temático, estradas, saneamento e abastecimento de água e energia.
De acordo com o presidente da empresa, Rubén Escartín, a comunidade local foi envolvida em todas as etapas: "Temos como principais desafios o desenvolvimento de regiões com potencial turístico, construção de polos imobiliários e hoteleiros com elevado padrão de qualidade, localização e serviços, bem como a participação cidadão com respeito às características históricas, geográficas e culturais das comunidades onde atuamos”.
Este ano, a marca completa 18 anos e a comemoração é justamente este plano de expansão que abrange a Salvador e novos mercados. A começar pela sede, que reflete a missão e os valores da empresa e que vão muito além das principais práticas de ESG e, ainda, abrangem a inovação. “O novo também está presente em todas as etapas da nossa jornada, sendo essencial a adequação do ecossistema interno com novos formatos e procedimentos, além de uma releitura da relação e da abordagem com o mercado imobiliário”, detalha o diretor Comercial e de Marketing, Christiano Polillo.
Vista do alto da região de Baixio, no Litoral Norte da Bahia. O local receberá, em breve, complexo turístico da Prima Empreendimentos. | Foto: Jefferson Peixoto
A Prima tem projetos em execução e em desenvolvimento que, juntos, somam mais de R$1,2 bilhões apenas na capital baiana, com a geração de aproximadamente 1.800 empregos diretos. A empresa atua fortemente no mercado hoteleiro, sendo, atualmente, proprietária, do Hotel Fasano Salvador, na Praça Castro Alves; do Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe By Slavieiro e da Pousada Aldeola By Slavieiro, ambos em Baixio.