Mentalidade e Visão: Sociedade 2x
Quem nunca ouviu um áudio do WhatsApp na velocidade 2x para acabar logo ou assistiu a uma série na Netflix saltando as cenas chatas para ir direto ao que quer ver? Pois é, essa prática cada vez mais recorrente na sociedade pós-moderna vem, aos poucos, corrompendo seus cidadãos. E aqui não adianta apontar o dedo acusando a juventude, pois é um mal que tem assolado a todos. Os mais jovens são, tendenciosamente, os mais afetados por já terem nascido nesse ambiente acelerado. O problema dessa prática é sutil. Afinal, ouvir mais rápido é apenas uma opção, que mal há nisso, não é verdade?
Mas há sim um mal, e muito grave. Esse hábito leva as pessoas a não terem paciência para fazer absolutamente nada que não seja no seu tempo, nos seus termos, do seu jeito. E essa mensagem enviada ao cérebro é perigosa, pois acostuma as pessoas a não saberem dedicar tempo para construir processos, carreiras, caminhadas, relações e tudo mais que demanda tempo. Vamos analisar que esse problema só ganhou novos contornos, mas que a sociedade já vinha caminhando nessa direção há tempos. Hoje você vai ao mercado e encontra praticamente a fruta que quiser: pega, põe no carrinho, paga e já consome. Em alguns casos, já compra cortada e descascada, pronta para o consumo. O que você teve que esperar para se deliciar dessa fruta? Nada. Ela estava lá, pronta para ser adquirida no seu tempo. Hoje raramente se ouve falar que não é época de determinada fruta, pois a escala de produção subverteu a natureza e produz em escala industrial quase todas as frutas o ano inteiro. O que esse simples exemplo nos mostra? Que faz muito tempo que você não precisa se privar da vontade de se deliciar com determinada fruta por não ser a época dela. Você não precisa guardar a sua vontade, sofrer com o desejo, com a espera. Faz tempo que você não tem a sensação maravilhosa de finalmente chegar a estação da fruta e pegá-la quase como um troféu, de comê-la de olhos fechados, deliciando-se com o seu sabor potencializado pelo tempo de espera pela época certa. Esse processo vem acelerando as pessoas e não permitindo que elas tenham que esperar por mais nada. Antes, esperávamos por uma notícia que vinha de uma carta demorada. Hoje, tudo é em tempo real. Isso é ruim? Claro que não, é fantástico, fruto do gênio inventivo do ser humano. Mas também não podemos ignorar que há consequências.
Eu chamo isso de sociedade fast food, uma vez que não foi apenas a alimentação que ficou rápida e urgente para ser preparada e chegar até você. Você tornou tudo em sua vida de rápido preparo: relações amorosas começam hoje, ama-se amanhã, enjoa-se depois de amanhã. Não há tempo para se conhecer, para despertar sentimentos, para construir o amor. Quero ser feliz quando? Hoje! Tudo hoje, tudo agora. Sua carreira? Quero entrar hoje, já ganhando bem, sendo reconhecido e promovido amanhã. Quero tudo fast. No entanto, o processo fast food pode entregar algo que alimenta, mas não necessariamente que nutre. Pode entregar algo com sabor, mas não necessariamente saboroso, já que muitos sabores são artificiais. Você que está aqui comigo talvez seja uma vítima desse processo fast, fast, fast, para ontem, ao seu tempo, quando você quiser, sem ter que esperar e muito menos construir e amadurecer.
Há sempre consequências quando coisas lhe são entregues sem respeitar o tempo e os processos. Por exemplo, a fruta pode até estar disponível o ano todo por conta da tecnologia, mas ela não terá o mesmo sabor. Só a da época certa tem aquele sabor que está em sua memória afetiva. A do mercado, que teve um processo acelerado por adubos, processos químicos e natureza sendo forçada, não tem o sabor daquela fruta que você comia no pé quando ia ao interior e que só dava no tempo estabelecido pela natureza.
Tenha pressa, não há problema em querer que as coisas aconteçam em menos tempo, mas respeite o seu processo. Não queira pular etapas e subverter a sua jornada. Pague o preço de toda a caminhada que precisar trilhar, mas faça isso com alegria, gratidão e a certeza de que, lá na outra ponta, você será muito maior e melhor do que poderia sonhar e imaginar.