Mentalidade e Visão: Amanhã
Há quem viva a vida sempre como o agente do amanhã. Para essas pessoas, o hoje não existe, pois estão constantemente no campo da promessa, vendendo o futuro. São aqueles que dizem: “amanhã eu faço”, “amanhã eu paro de fumar”, “amanhã eu farei diferente”… sempre amanhã, nunca hoje, nunca agora, nunca começam. Pessoas com esse estilo de vida e padrão de pensamento estão tão acostumadas a começar suas frases com "amanhã" que, quando esse tal amanhã chega, apenas repetem o discurso que está na ponta da língua. Tornam-se indivíduos que, em um primeiro momento, se confundem com uma promessa, mas que, com o ar do tempo, mostram sua verdadeira face: não am de alguém que mente, enrola e adia.
Discursos como "amanhã será um novo dia" são perigosos. Apesar do fato concreto de que amanhã é um novo dia, inédito, nunca antes vivido, o dia de amanhã não é mágico e não fará nada acontecer diferente se quem diz esse tipo de frase não se fizer novo, se não agir de forma diferente da que vinha agindo. Um dia novo com hábitos e comportamentos velhos sempre dará o mesmo nível de resultado. Esse tipo de discurso é dito e vivido por pessoas que se alimentam de esperanças vazias, onde não precisam fazer nada, apenas esperar o tempo ar. Como diziam os antigos, “o tempo resolve tudo”. Mas aí eu pergunto: Será? Será que o simples ar do tempo resolve tudo mesmo? Não, o tempo pelo tempo apenas não resolve nada. Talvez te faça esquecer, o que não se trata de resolver, não é verdade? São suas ações transformadas ao longo desse tempo que têm o potencial de alterar resultados.
Hoje é o dia mais importante da sua vida, não é nem ontem e muito menos amanhã. O ontem não pode ser alterado, já foi, já era. Tenha sido bom ou ruim, o máximo que o ontem faz pela vida de alguém é explicar o agora, explicar a vida que você tem e vive. Se não pode ser alterado, então é apenas um local de consulta do que deu certo ou errado, do que vale a pena repetir ou mudar completamente. O amanhã, por mais apaixonante que seja sonhar com ele, suspirar por ele ou idealizá-lo, precisamos entender que o amanhã não existe por si só, ele é mera consequência. Logo, não é sensato fazer morada em um lugar que não subsiste por si mesmo.
Agora, o hoje, esse é maravilhoso, ele é espetacular. Pois, apesar de muitas vezes pagar a conta dos erros do ontem, ele é livre o suficiente para criar sua própria história por não estar preso em algo que não pode ser alterado. Diferente do ontem, o hoje é absolutamente livre para fazer coisas novas, para alterar a história e o resultado. Ele tem ainda uma característica singular, pois é ele e somente ele que determina sobre o tal amanhã. Quer viver uma vida plena? Viva o hoje. Não viva ele como se não houvesse amanhã, pois isso é lindo na poesia apenas, já que esse amanhã virá. Então, não, viva diferente. Viva tendo a certeza de que o amanhã existe, mas definindo hoje qual é esse amanhã que existirá, vivendo hoje de forma completamente alinhada com ele, fazendo tudo que esse amanhã precisa que hoje seja vivido para que ele exista conforme planejado. Amanhã não precisa ser mera consequência, ele pode e deve ser fruto de planejamento, que você vive com fidelidade canina, hoje.
Hoje é o dia mais importante da sua vida. Viva-o de maneira plena, pois dele dependerá absolutamente tudo em sua vida. Quebre ciclos hoje, mude hábitos hoje, faça o que tem que ser feito, hoje. Se o seu hoje só for vivido amanhã, você está adiando o viver e, talvez, quando desperte para esse erro, sua vida tenha ado sem ter sido vivida.