Conheça Guigga, baiano que dá vida ao personagem Severo no musical “Torto Arado”
Por Alexandre Brochado
O cantor, compositor e ator baiano Guigga está participando da adaptação teatral de "Torto Arado", obra de Itamar Vieira Júnior, e divide o palco com Larissa Luz. Em uma audição que atraiu mais de 100 artistas, Guigga foi escolhido para dar vida a Severo, personagem que, segundo ele, parece tê-lo escolhido.
“Foi um processo intenso e emocionante do início ao fim. Eu já havia lido o livro e li novamente para fazer as audições. Conhecer a história e me reconhecer nela foi um combustível muito importante para que eu fizesse as audições com foco e determinação. Sinto que o personagem, de alguma forma, me escolheu para contar essa saga”, revela.
Sobre a parceria com Larissa Luz, o artista declarou que tem sido uma experiência enriquecedora. “Ao longo do processo de criação, construímos uma relação muito bonita de parceria e acolhimento, e sinto que as pessoas que nos assistem sentem o fruto desse encontro entre nós no palco”, citou.
Mas o teatro não é o único palco que Guigga ocupa. Ele também é parte do coletivo Outras Vozes, que surgiu de encontros informais entre músicos baianos. A ideia de se unir para compartilhar canções cresceu e agora se transforma em algo maior. “Agora, após esse período de apresentações públicas, estamos iniciando uma residência artística no Teatro Gamboa e certamente algumas boas surpresas estão por vir daí", comentou.
Como vocalista da Banda Cajá, Guigga mergulha nas sonoridades das festas populares baianas, celebrando a riqueza cultural do carnaval e da festa de São João. “A Banda Cajá é um sonho antigo muito especial idealizado por mim e pelo músico Tarcísio Santos. Iniciamos nossas atividades no espaço cultural Aboca, no bairro Santo Antônio, e temos celebrado os compositores e a musicalidade baiana em nosso repertório”, salientou.
Recentemente, ele teve a oportunidade de participar de uma homenagem a Gilberto Gil, um momento que reverberou profundamente em sua trajetória. “Foi como viver um sonho. Para nós forrozeiros, a defesa e identificação de Gil com o forró ao longo dos anos... estar ao lado de Gil naquele momento foi como uma confirmação de que os nossos os têm fundamentos e responsabilidades em comum”, afirmou.
O futuro de Guigga promete ainda mais novidades. Ele planeja expandir seus horizontes, tanto no teatro quanto na música. “Meu plano é poder dar continuidade aos meus trabalhos como ator e cantor. Quero muito levar a Banda Cajá para o carnaval de Salvador e fazer esse trio elétrico acontecer pelas ruas da cidade”, revelou. “Espero poder compartilhar estas experimentações com o público em breve”, completou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.