Baseado na obra do escritor baiano Itamar Vieira Junior, "Torto Arado – O Musical" recebe o Prêmio Arcanjo 2024
Por Alexandre Brochado
O espetáculo "Torto Arado – O Musical" foi premiado na categoria Musical Brasileiro durante o Prêmio Arcanjo 2024, realizado nesta segunda-feira (2) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A cerimônia, que marcou a sexta edição do prêmio, destacou produções culturais em sete áreas: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Redes, Streaming TV e Teatro, e ainda contou com 15 homenageados na categoria Especial. A cantora Alaíde Costa foi a grande homenageada da noite, em reconhecimento à sua trajetória na cultura brasileira.
"Torto Arado – O Musical" é uma adaptação teatral do romance de mesmo nome do escritor baiano Itamar Vieira Junior. O livro, que ganhou o Prêmio Jabuti de Romance Literário e foi traduzido para 24 idiomas, aborda temas como escravidão moderna, racismo, resistência e religiosidade, com a história ambientada no sertão da Chapada Diamantina, na Bahia. O enredo acompanha duas irmãs, Bibiana (Larissa Luz) e Belonísia (Bárbara Sut), que, após um acidente na infância, vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda da região.
O espetáculo, com duração de duas horas e dividido em dois atos, reúne 22 profissionais no palco, incluindo seis músicos e 16 atores. A adaptação para o teatro inclui a introdução de uma nova personagem em relação ao romance original: a avó Donana, que tem um papel de destaque no enredo.
Com direção geral de Elisio Lopes Jr, o musical também contou com Zé Guilherme Bueno como diretor de produção e David Godoi como produtor executivo. O júri do Prêmio Arcanjo de Cultura foi composto por Adriana de Barros, Bob Sousa, Hubert Alquéres, Miguel Arcanjo Prado e Zirlene Lemos.
Após estrear em Salvador com duas temporadas de sessões esgotadas e um público superior a 14 mil pessoas, o espetáculo desembarcou em São Paulo em novembro deste ano.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.