Após governo pedir chaves da Cinemateca, funcionários planejam ato para defender instituição
Após o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, enviar um ofício solicitando que a Associação De Comunicação Educava Roquete Pinto (Acerp) entregue as chaves da Cinemateca Brasileira à União (saiba mais), funcionários da instituição e representantes do setor audiovisual planejam fazer uma manifestação nesta sexta-feira (7), data limite dada pelo governo federal para que o pedido seja acatado.
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o ato expressa a preocupação com o futuro da instituição, que a por momentos dramáticos sem os rees orçamentários do governo. “Queremos cobrar se há um pensamento de transição [de gestões], defender o acervo da instituição e os profissionais capacitados para a sua manutenção”, afirma a pesquisadora Eloá Chouzal, do movimento Cinemateca Acesa.
Governo e Acerp travam uma guerra para definir o futuro da Cinemateca, após a gestão federal romper o contrato unilateralmente. Recentemente a Justiça negou um pedido de tutela provisória do Ministério Público Federal (MPF) em uma ação contra a União, pelo abandono do equipamento cultural (clique aqui e saiba mais).