Kiki Bispo reitera alto índice de aprovação de projetos na Câmara e destaca “maturidade do parlamento”
O vereador reeleito de Salvador e atual líder do governo na Câmara, Kiki Bispo (União), destacou que o alto índice de aprovação de projetos executivos, ou seja vindos da Prefeitura, na Câmara Municipal de Salvador é um retrato da “maturidade” do legislativo soteropolitano.
“Queria mostrar aqui a minha satisfação e o meu orgulho, todos os projetos executivos [enviados pela Prefeitura] foram aprovados, a maioria deles foi justamente corroborado com a oposição, que não raro emendou projetos, o que demonstra a maturidade que esse parlamento teve, não só com projetos vindos do prefeito, mas também com projetos que lidam com aspectos da cidade.”, afirma. “E não foram raras as vezes, também, que aprovamos projetos com unanimidade na Câmara”.
No entanto, no que diz respeito à votação de pautas importantes, a união entre os legisladores não prevaleceu em todos os cenários. Durante a votação do aumento do IPTU na capital baiana, vereadores da oposição chegaram a discutir sobre a rapidez dos debates de pautas importantes para a Câmara, sem o devido debate. Sobre o tema, Brito define que o governo municipal “respeita” os prazos da Casa.
“Olha, eu acho que a crítica é sempre bem-vinda, todo o projeto que o Prefeito envia para a Câmara, ele entende que quando a ao outro lado da rua [do Palácio Thomé de Souza ao Paço Municipal], ele respeita a liturgia do Poder Legislativo e lá chegando, a Câmara entendeu, através dos seus membros, através das comissões, que o projeto está maduro. Até mesmo porque, é importante ressaltar que o projeto tinha prazo para que o projeto fosse aprovado e para que pudesse a valer a partir do ano que vem”
Ao BN, o edil, que em 2021 assumiu o cargo de secretário municipal de Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), relembrou o histórico do seu mandato até a chegada da liderança do governo.
“Relativo ao mandato, tivemos dois momentos. Primeiro, quando eu tive a honra de ser secretário do Prefeito Bruno Reis, assumindo a pasta da ação social e combate a pobreza, a Sempre [Secretaria Municipal de ] num momento extremamente crítico, que foi a segunda onda da pandemia. Tivemos muito trabalho para poder cuidar, sobretudo, do bem estar das pessoas mais carentes da nossa cidade. E logo após disso, eu, convocado pelo Prefeito, tive que retornar à Câmara e tive a missão de voltar na posição de líder do governo”, conta.
Confira o trecho: