CBF divulga áudio de VAR polêmico entre Bahia x Grêmio: “O goleiro não bate a mão no atacante”
A Comissão de Arbitragem da CBF tornou público, neste domingo (24), o áudio da cabine do árbitro de vídeo (VAR) que gerou muita polêmica no jogo entre Grêmio e Bahia, válido pela 10ª rodada do Brasileirão Série A 2025. O lance em questão resultou no pênalti que originou o gol da vitória gremista.
O lance aconteceu aos 8 minutos do segundo tempo, em uma disputa na área entre o goleiro Marcos Felipe, do Bahia, e o atacante dinamarquês Braithwaite, do Grêmio. A jogada provocou uma paralisação de aproximadamente sete minutos, até que a decisão fosse confirmada.
Logo após o ocorrido, o árbitro Bruno Arleu de Araújo já indicava convicção na marcação. "Pegou a sua mão no pé dele. A mão do Marcos Felipe pega no pé do Braithwaite. Eu já falei o que houve, não quero ninguém perto de mim", declarou ele aos jogadores antes mesmo de analisar o vídeo na cabine do VAR.
Ao ser chamado para revisar o lance, os operadores do VAR tentaram esclarecer a situação:
“Arleu, vou te chamar para interpretar. O braço do goleiro não toca no atacante. O braço dele está embaixo do pé do atacante”, disse um dos árbitros de vídeo.
Bruno Arleu, então, descreveu sua visão do lance:
“O Marcos Felipe sai na jogada e o cotovelo dele pega no pé do Braithwaite. Apesar dele tentar recolher, ele pega com o cotovelo no pé direito do Braithwaite de forma imprudente. A forma como ele sai pega imprudente. Olha o pé dele com o corpo, perna com corpo, joelho e também cotovelo. Vocês estão de acordo comigo? Tiro penal sem cartão.”
O VAR ainda pontua:
“A gente trouxe você para interpretar porque você falou que era um tapa. Estamos mostrando para você que não é um tapa.”
Durante a análise, os árbitros também revisaram um possível lance anterior, em que Everton Ribeiro, do Bahia, pediu falta no meio de campo. Arleu avaliou:
“O Everton dá o drible, o Kanneman coloca o corpo e tira, e o Everton já vem caindo. Vocês estão de acordo comigo que não tem nenhum impacto na ação para derrubar o Everton">
E ouviu a resposta do VAR: “Concordo que é um braço de referência que encosta e ele cai.”
O pênalti acabou sendo confirmado e convertido por Braithwaite aos 15 minutos, selando a vitória do Grêmio.