Xabi Alonso será novo técnico do Real Madrid com contrato até junho de 2028, diz jornal
Por Redação
O espanhol Xabi Alonso assumirá o comando técnico do Real Madrid ao fim da atual temporada europeia. É o que informa o jornal Marca, afirmando que o clube merengue e Carlo Ancelotti chegaram a um acordo para encerrar o vínculo no dia 25 de maio, mesmo que o time conquiste o título da La Liga.
A decisão foi tomada logo após a eliminação da equipe na Liga dos Campeões. O veículo espanhol veículou que Ancelotti, que já tinha negociações avançadas com a CBF, acelerou as tratativas para assumir a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2026.
Xabi Alonso, atualmente no Bayer Leverkusen, deve contrato de três anos com o Real. Aos 43 anos, o ex-volante construiu uma carreira vitoriosa como jogador por clubes como Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique.
Sua saída do clube alemão será facilitada por um 'acordo de cavalheiros.' “Temos um acordo de cavalheiros no qual, se vem algum dos clubes pelos quais ele jogou, sentaríamos para conversar e não colocaríamos impedimento”, afirmou Fernando Carro, CEO do Leverkusen, durante o Prêmio Laureus 2025.
Com a saída, Ancelotti encerra sua segunda agem pelo Real como o treinador mais vitorioso da história do clube, somando 15 títulos, incluindo três Champions League (2014, 2022 e 2024). Já o novo comandante merengue, chega com do Leverkusen após conquistar a Bundesliga e a Copa da Alemanha em 2024, além da Supercopa em 2025.
ANÚNCIO OFICIAL
De forma oficial, o Bayer Leverkusen anunciou a saída do técnico espanhol na manhã desta sexta-feira (9). Através das redes sociais, o clube alemão informou: "Após dois anos e meio inesquecíveis e o período de maior sucesso na história do nosso clube, o nosso treinador Xabi Alonso deixará o Bayer 04 Leverkusen no final da temporada". Veja abaixo a publicação:
Sob o comando de Xabi Alonso, o Leverkusen disputou 138 partidas, conquistando 88 vitórias (64%), 32 empates (23%) e apenas 18 derrotas (13%). A equipe marcou impressionantes 302 gols (média de 2,19 por jogo) e sofreu 143 (1,04 por jogo), com destaque para o desempenho na Bundesliga, onde fez 205 gols em 92 jogos.
O clube alemão se manteve invicto por até 62 partidas consecutivas e atingiu uma sequência de 14 vitórias seguidas. A fase mais longa sem vencer foi de 7 jogos, e o maior jejum de vitórias durou 38 dias. O desempenho sob Alonso ainda inclui 5 jogos de invencibilidade, 3 empates e 3 jogos consecutivos marcando gols nos últimos compromissos.
(Matéria atualizada às 09h45)