As Muquiranas: Paganelli diz que bloco vai se consolidar em 2025 como "maior grupo de homens na proteção das mulheres"
Por Bianca Andrade / Gabriel Lopes
Após receber o selo 'Pacto pela Mulher' em reconhecimento a ações de equidade e valorização da mulher, o bloco As Muquiranas quer se consolidar como o “maior grupo de homens” na defesa e proteção das mulheres. A fala é do presidente da agremiação, Washington Paganelli, em entrevista ao Bahia Notícias.
Segundo Paganelli, o bloco não se acomodou após receber o selo da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e intensificou os trabalhos para o Carnaval de 2025.
“Nós conseguimos ano ado aprovar a lei de não uso das pistolas, nós recebemos prêmios do Ministério Público, Secretaria de Políticas para Mulheres, todos os órgãos de proteção das mulheres e direitos humanos homenagearam As Muquiranas pelo excelente trabalho que nós fizemos. E não nos acomodamos, intensificamos mais ainda o nosso trabalho e temos certeza que esse ano vamos consolidar ainda mais uma vez como As Muquiranas, o grupo de homens no mundo, o maior que protege mulheres”, disse na manhã desta sexta-feira (21).
Desde maio de 2023, o bloco As Muquiranas firmou um acordo com o Ministério Público para efetivar ações de combate à violência contra mulher após um dos episódios mais polêmicos envolvendo a agremiação, o assédio de uma foliona por parte de associados do bloco.
No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, além de realizar medidas de combate a violência contra mulher, o bloco se comprometeu a continuar sem distribuir pistolas e outros artefatos que disparem água e outros líquidos na população nas festas produzidas pelo bloco.
ATRAÇÕES
Questionado sobre as atrações confirmadas para desfilar com o bloco neste ano, Paganelli afirmou entender o apelo do público por alguns nomes, mas mencionou incompatibilidade de agendas como justificativa para trazer artistas como Xanddy e Leo Santana.
“As pessoas pedem Xanddy, pedem Léo [Santana], pedem outros. Mas é que nós olhamos sempre as agendas deles, eles têm os projetos deles também particulares. Nós temos que obedecer. Uma coisa é o que nós queremos, outra é o que nós podemos. Mas essas atrações todas que tocaram ano ado foram confirmadas também para esse ano e vamos fazer um grande desfile, vamos homenagear a Bahia com todos os seus encantos. E será maravilhoso”, pontuou.
AS MUQUIRANAS
Formado apenas por homens, o bloco, o primeiro de travestidos na história do Carnaval de Salvador já tem 59 anos de existência. O bloco revelou a fantasia que será usada pelos associados em 2025 com o tema “As Muquiranas e os Encantos da Bahia”, a fantasia traz em suas estampas imagens que “exaltam as belezas, a diversidade cultural e o potencial econômico do estado”, informa o bloco.