Gerente é demitido de cafeteria após confusão com Padre Fábio de Melo: "Há uma forma de dizer isso com elegância"
Por Redação
O gerente de uma cafeteria na cidade de ville, em Santa Catarina, foi desligado do estabelecimento após uma confusão com o Padre Fábio de Melo. O religioso, que esteve no município no último final de semana, relatou ter sido destratado pelo funcionário após questionar o valor cobrado em um item que era diferente do anunciado.
Segundo o padre, ao apresentar o produto escolhido no caixa, o funcionário informou que o valor anunciado estava errado e ele teria que levar o produto pelo valor real, muito maior do que o da etiqueta.
"Eu disse à moça do caixa: ‘Olha, a soma está errada, porque o doce de leite custa isso, dois potes, então o valor seria este’. Aí ela ficou ‘meio assim’, foi lá, viu. Ela falou: ‘Não, lá está errado’. E nisso, o gerente já se adiantou em ser extremamente deselegante, em dizer: ‘O preço está errado e é isso, se quiser levar, o preço certo é este'."
O religioso chegou a falar que explicou o Código de Defesa do Consumidor, mas não quis criar confusão com a situação.
"Só falei assim para a moça: ‘Não vou criar caso, porque não estou nem aqui para isso. Mas é apenas para lembrar que quando um preço está especificado, o estabelecimento comercial tem que honrar aquele preço que está anunciado, mesmo que ele esteja errado. Não é o gerente do estabelecimento que decide se vai ser cobrado ou não."
Porém, para o padre, o gerente não soube contornar a situação e lidar com a crise da melhor forma. “Se você é gerente e está em uma situação embaraçosa, há uma forma de dizer isso com elegância. Poderia ter dito: ‘Olha, perdoe-nos o preço que está anunciado lá está errado, foi um erro nosso’. Aí, a depender de como ele quisesse conduzir a situação, ele poderia falar: ‘Mesmo que meu sistema não permita vender nesse preço, eu vou fazer aqui uma observação, você vai levar pelo preço que está anunciado'”.
Por meio de nota enviada ao NSC Total, a Cafeteria Havanna informou que o colaborador envolvido na confusão foi desligado da unidade.
"Já estamos apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade, informamos também que o colaborador envolvido no ocorrido já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários. Mais do que esclarecer, nosso compromisso é agir para corrigir e garantir que esse tipo de situação não volte a acontecer. Estamos redobrando os cuidados com nosso atendimento e reforçando nossos valores junto à equipe."