Newsletter
Assine a receba os nossos conteúdos em primeira mão e exclusivos.
Artigos
Fortalecer o Defensor Público é garantir Justiça Social e Climática
Entrevistas
"Eleição de 2026 vai ar muito pelas pautas dos segmentos e menos pela política", avalia Leo Prates
Multimídia
O Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, comentou sobre o futuro da istração do Estádio de Pituaçu durante entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (12). Segundo Vasconcelos, ele não foi procurado pelo governo do estado para tratar de uma possível concessão da gestão do espaço e avaliou que a atual gerência do estádio é considerada “eficiente”.
O titular da Setre afirmou que existe uma expectativa da retomada de jogos oficial em Pituaçu, visto que a secretaria realizou uma requalificação do espaço, principalmente do gramado, para poder receber eventos novamente.Vasconcelos contou que o estádio aguarda receber o alvará da prefeitura de Salvador para poder voltar a sediar os eventos.
O deputado estadual Niltinho, líder do Progressistas (PP) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), confirmou a debandada dos parlamentares para partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) após anúncio da Federação PP-União Brasil. A confirmação ocorreu durante entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (5). Na conversa, Niltinho contou detalhes da movimentação e afirmou que ficou decidido na bancada pepista que todos os seis deputados do partido irão migrar para legendas da base de Jerônimo. Segundo o líder do PP, o Avante deve ser um dos principais destinos escolhidos para receber os legisladores.
O deputado estadual Samuel Junior declarou que não tem probabilidade de instalar a I do Planserv, devido à falta de s. A fala foi feita durante entrevista, nesta segunda-feira (14), ao episódio 130 do Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias. O deputado fala que existe uma alta dificuldade em conseguir vagas para atendimento pelo Planserv, que se estabelece por cotas.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), criticou os pedidos de suplementação orçamentária da Casa e classificou como um “grande erro”, pois o orçamento já devia ter sido previamente discutido. Em entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (7), a deputado afirmou situação se “normalizou” dentro da AL-BA e indicou que não deseja fazer o incremento.
O deputado estadual e presidente do diretório do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, confirmou a filiação de seu colega de parlamento, Raimundinho da JR (PL), na próxima janela partidária, no início do ano que vem. Em entrevista ao Projeto Prisma, podcast do Bahia Notícias, ele também afirmou que Raimundinho já é pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade nas eleições de 2026.
O secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal, Ivan Euler, afirma que os usos das áreas verdes em Salvador não são uma “preocupação”, já que a maioria das áreas é protegida por lei. Em entrevista ao Projeto Prisma, nesta segunda-feira (24), o gestor afirmou que os leilões de algumas áreas são uma prática justificada.
“Em relação à discussão das áreas verdes, é uma política pública, que acontece não só em Salvador, acontece em várias outras capitais, que é a venda de áreas verdes. E, no caso específico de Salvador, as áreas verdes não são consideradas áreas verdes, elas não têm mais aquele papel de uma área verde, são áreas antropisadas muitas vezes, são áreas que a população acaba aproveitando para jogar entulho. Então, a prefeitura tem um custo de retirara o entulho, dar segurança naquela área verde”, explica.
O vereador Ricardo Almeida (DC) declarou ser uma pessoa de direita, mesmo sem ter uma figura de exemplo na política. A declaração foi feita durante a edição 126 do Podcast Projeto Prisma, realizado nesta segunda-feira (17). “Sou de direita há 32 anos, que foi quando me converti [se tornou cristão]. É o viés político que defende a vida, a família, que é contra o aborto, que é contra o aborto e a descriminalização das drogas”, iniciou ele.
O deputado estadual, Roberto Carlos (PV), revelou o sonho de deixar o cargo legislativo e ocupar uma cadeira vitalícia no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em entrevista ao Projeto Prisma, nesta segunda-feira (10), o parlamentar afirma que deve concorrer pela vaga em aberto desde setembro do ano ado, com a morte do ex-conselheiro Pedro Lino.
“Olha, eu não posso dizer a você que eu não gosto da política. Eu faço política todo o dia, faço política esportiva, faço política partidária, faço política familiar e estou sempre fazendo política. Mas é claro que você, depois de oito mandatos, você experimentar outra função, especialmente no TCM e no TCE, é muito bom. Muita gente sonha em ser conselheiro do TCM e TCE, e eu também”, afirma.
O deputado relembra ainda a última eleição para uma vaga no Tribunal de Contras dos Municípios (TCM), aberta pela aposentadoria do ex-conselheiro Fernando Vita. A eleição, que ocorreu em março de 2024 contou com diversos candidatos, incluindo o deputado Roberto Carlos (PV), Marcelo Nilo (Republicanos) e o ex-deputado Paulo Rangel (PT), que acabou vencendo a disputa.
O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, comentou sobre o debate com relação ao retorno da torcida dos dois clubes no clássico estadual entre Bahia e Vitória. Em entrevista ao Bahia Notícias, o representante do Ministério Público da Bahia (MP-BA) relembrou o histórico da recomendação que deu início a proibição da torcida visitante nos jogos BaVi, há oito anos.
Ele sucinta que a recomendação foi publicada em 2017 pelo promotor Olímpio Campinho e foi mantida com a recorrência de eventos de violência entre torcidas organizadas antes ou depois dos jogos. A medida foi inspirada nas ações realizadas no estado São Paulo.
“O Ministério Público foi apontado como ‘aquele que proibia a torcida visitante de nos Bavis’ e o que é a recomendação? A recomendação é um ato que integra um procedimento a partir das conclusões do Ministério Público e ali era o que a gente chama de solução cautelar, para garantir que, enquanto as melhorias não fossem feitas, não tivesse torcida visitante enquanto o torcedor visitante estivesse em risco”, destaca. E completa: “A Federação Baiana poderia simplesmente descumprir a medida e o promotor na época poderia ou não acionaria e poderia obter ou não o direito que estava sendo tutelado na recomendação”, afirma.
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) avaliou de forma negativa a atuação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. Em entrevista ao Projeto Prisma, do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (10), o parlamentar da oposição, que está na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde 2003, ironizou que no estado “não vai existir” outro governador igual a Jerônimo.
“A avaliação istrativamente [é que] igual ao governador que está não existe. Eu acho que não vai nascer outro igual, porque a Bahia não merece esse castigo”, analisou Régis após ser questionado acerca dos diálogos e das gestões petistas na Bahia.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Netinho
"Não mando nude não".
Disse o cantor Netinho, de 58 anos, ao revelar um pedido inusitado feito por uma amiga. Nas redes sociais, o artista, que está internado no Hospital Aliança Star, em Salvador, para a 4ª sessão de quimioterapia, contou sobre a conversa que teve com uma amiga por chamada de vídeo e o pedido de uma foto íntima feito por ela.