Pedro Maia avalia a possibilidade de torcida visitante no BaVi: “O MP-BA não é contra"
O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, comentou sobre o debate com relação ao retorno da torcida dos dois clubes no clássico estadual entre Bahia e Vitória. Em entrevista ao Bahia Notícias, o representante do Ministério Público da Bahia (MP-BA) relembrou o histórico da recomendação que deu início a proibição da torcida visitante nos jogos BaVi, há oito anos.
Ele sucinta que a recomendação foi publicada em 2017 pelo promotor Olímpio Campinho e foi mantida com a recorrência de eventos de violência entre torcidas organizadas antes ou depois dos jogos. A medida foi inspirada nas ações realizadas no estado São Paulo.
“O Ministério Público foi apontado como ‘aquele que proibia a torcida visitante de nos Bavis’ e o que é a recomendação? A recomendação é um ato que integra um procedimento a partir das conclusões do Ministério Público e ali era o que a gente chama de solução cautelar, para garantir que, enquanto as melhorias não fossem feitas, não tivesse torcida visitante enquanto o torcedor visitante estivesse em risco”, destaca. E completa: “A Federação Baiana poderia simplesmente descumprir a medida e o promotor na época poderia ou não acionaria e poderia obter ou não o direito que estava sendo tutelado na recomendação”, afirma.