Trocas na gestão de Bruno Reis devem alterar comando da Secult; Pedro Tourinho deve retornar para iniciativa privada
Por Mauricio Leiro
Com o avançar dos debates com relação às mudanças no secretariado da prefeitura de Salvador, um dos nomes que deve deixar a gestão é o secretário de Cultura e Turismo Pedro Tourinho. Informações de interlocutores do Executivo apontam que Tourinho já teria comunicado o pedido de desligamento da gestão, indicando que permanecerá até o final deste mandato.
Tourinho retornaria a iniciativa privada, onde obteve destaque com a agência de comunicação, a SOKO e o grupo MAP Brasil, onde recebeu diversas premiações nos últimos anos e teve grandes clientes nacionais em seu portfólio. Mesmo com o indicativo, Bruno Reis ainda estaria tentando demovê-lo da ideia, apesar da resistência do atual secretário.
Como substituto, um dos nomes que estaria sendo endossado por Tourinho seria de Walter Júnior Pinto, atual subsecretário de Cultura e Turismo. Nome de confiança de Tourinho, Walter é funcionário de carreira da prefeitura. Apesar disso, outros nomes estão no radar da gestão, sem definição com relação ao possível substituto.
O novo mandato do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) já começou a ter um rascunho mais definido com relação à reforma do secretariado. Com o avanço de algumas conversas, o gestor já delimitou alguns pontos para a composição de seus comandados, segundo apuração do Bahia Notícias junto a interlocutores da prefeitura.
Entre as definições, Bruno já teria definido que fará mudanças em alguns quadros que já vinham das gestões comandadas pelo ex-prefeito ACM Neto (União). Apesar disso, as alterações irão “respeitar” o período em frente do cargo, dando prioridade para quadros que estariam vinculados com a gestão por mais tempo. Mesmo assim, os nomes alterados ainda estariam sendo estudados.