Plataforma ba.gov.br é bicampeã do prêmio iBest
Por Redação
A plataforma de serviços públicos digitais da Bahia (www.ba.gov.br) conquistou o bicampeonato no Prêmio iBest, concorrendo na categoria Governo Estadual, que contempla iniciativas digitais voltadas à prestação de serviços públicos. O prêmio da categoria, escolhida por voto popular, foi entregue ao secretário da istração da Bahia, Edelvino Góes, nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O iBest, considerado um dos maiores prêmios do universo digital do país, seleciona as melhores iniciativas desse segmento. Este ano, a plataforma baiana competiu com as plataformas Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do Rio Grande do Sul. Esta é a segunda vez que a ferramenta digital baiana conquista o primeiro lugar. Também esteve presente na premiação o diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), José Rebouças.
A ba.gov.br foi desenvolvida pela Prodeb, em conjunto com a Secretaria da istração do Estado (Saeb), a plataforma conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece mais de 470 serviços públicos à população. Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi relançada no ano ado pelo governo baiano com a marca BA.GOV.BR, ando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.
O secretário da istração comentou o investimento do Governo da Bahia na área digital. “Conquistar o bicampeonato com a plataforma BA.GOV.BR, disputando com concorrentes tão qualificados, demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo, na direção da transformação digital, para oferecer serviços públicos cada vez mais eficientes à população”, analisou Góes.
O gestor ressaltou ainda a criação de outras ferramentas tecnológicas dentro da agenda de transformação digital do Estado, para melhorar a eficiência da máquina pública e a prestação de serviços ao cidadão. “Já implantamos também outras plataformas relevantes para a gestão, como o Sistema Eletrônico da Informação (SEI-Bahia), o RH Bahia e o CAF Digital”, acrescentou o secretário.