Carnaval 2025: Veja como vai funcionar o esquema de transporte em Salvador durante a folia
Por Bianca Andrade / Gabriel Lopes
A prefeitura de Salvador anunciou na manhã desta sexta-feira (21) os detalhes da operação de transporte para os dias de Carnaval na cidade em 2025.
No sistema de transporte público, serão 239 linhas de ônibus, sendo que 74 delas funcionarão 24 horas por dia. Ao todo 1.000 rodoviários vão trabalhar durante a festa. A operação conta com pontos especiais de ônibus: Vale do Canela (defronte ao Viaduto Menininha de Gantois); Av. Garibaldi (em frente ao Monumento Cleriston Andrade); Av. Centenário (próximo ao Calabar / TRANSFER) e Praça Cayrú (Elevador Lacerda).
Já para o funcionamento do Expresso Carnaval, serão 140 veículos com ar-condicionado, e a tarifa custa R$ 22 por trecho - ida ou volta. O transporte conta com cinco linhas. São elas:
- Shopping x Barra (atrás do Vitoria Center);
- Salvador Shopping x Ondina (Praça Bahia Sol);
- Shopping Paralela x Barra (atrás do Vitoria Center);
- Salvador Norte x Barra (atrás do Vitoria Center);
- Salvador Norte x Barris (Centro).
ASCENSORES
Elevador Lacerda: Funcionamento 24 horas, gratuito, das 6h30 do dia 27/02 (quinta) às 20h do dia 05/03 (quarta-feira de cinzas). Retornando à operação normal na quinta-feira, dia 06/03, as 6h30.
Plano Inclinado Liberdade - Calçada: Funcionamento gratuito das 06h às 22h, entre os dias 27/02 (quinta) a 04/03 (terça). Retorna a operação normal na quarta-feira (05/03) às 12h.
Demais ascensores (Gonçalves, Pilar e Taboão): Funcionamento a partir das 7h na quinta, sexta e sábado (27/02 a 01/03), e fechado no domingo, segunda e terça (02, 03, 04. Retorna operação normal na quarta-feira.
MOTOTÁXI
1200 mototaxistas credenciados também trabalharão na folia. Nesse caso, também há pontos específicos: Bolsão de estacionamento próximo ao cruzamento das ruas Politeama de Baixo com Direita da Piedade, no lado oposto ao ponto de taxi; Av. Oceânica (ISBA), Praça Bahia Sol; Av. Garibaldi, bolsão do retorno próximo ao monumento Clériston Andrade; o ao Campo Grande para o Vale do Canela; Av. Centenário, entre as Ruas Airosa Galvão e Artur Neiva; Praça Cayru, próximo ao Elevador Lacerda; Terminal da Barroquinha e Av. Joana Angélica, imediações do Colégio Central.