Prefeitura divulga operação para carnaval de Salvador; veja serviços
Por Redação
A prefeitura de Salvador preparou uma operação de grande porte para o Carnaval de Salvador 2025, envolvendo as suas secretarias e órgãos parceiros tendo em vista a segurança, mobilidade e o conforto do folião durante o evento.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) vai colocar nas ruas 239 linhas de ônibus, com mil rodoviários. Dessas linhas, 74 estarão em circulação por 24 horas. Haverá corredor exclusivo, em tempo integral, da linha Lapa X Calabar, a partir das 13h da próxima quinta-feira (27).
O folião também poderá contar o serviço de taxi e mototaxi. Serão 7.283 taxis em circulação com 20 pontos especiais. Enquanto isso, haverá 1.200 credenciados em oito pontos especias espalhados por locais do circuito. Quem optar pelo transporte de aplicativo poderá buscar os cinco pontos especiais para embarque e desembarque de veículos da modalidade.
SAÚDE
Com o objetivo de amparar o folião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar um total de 155 leitos, 13 módulos de saúde, 20 ambulâncias, 9 postos de vigilância sanitária e duas ambulanchas. Nesse locais estarão trabalhando 1.950 profissionais da sáude e 163 médicos.
Outro serviço essencial para a organização da festa será exercido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da orientação dada aos vendedores ambulantes e a disposição deles durante o evento. A pasta também organiza a Vila Gastrônomica, com 11 toldos na Rua Lemos de Brito, no bairro da Barra.
Por sua vez, a Guarda Civil Municipal (GCM) visando a segurança de quem vai curtir o carnaval irá colocar nos circuitos 955 guardas localizados em 37 postos patrimoniais, bem como dez bases operacionais.
LIMPEZA
O bem-estar do folião também será viabilizado pela Limpurb, que disporá de mais de 3 mil colaboradores e irá colocar 3.300 banheiros quimicos nas vias do evento. O catador também será atendido com oito centrais de apoio.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) vai disponibilizar um canal de comunicação com o público pelo aplicativo de Whatsapp. A pasta também vai fornecer WI-FI gratuito através de Conecta Salvador.
Já a Saltur organizou a implantação de 10 postos operacionais, bem como irá gerenciar 150 fiscais de controle e coordenadores de fluxo nos circuitos da festa.