Trump descarta possibilidade de tentar um terceiro mandato nos EUA
Por Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma entrevista divulgada neste domingo (4), que não tem intenção de concorrer a um terceiro mandato. A legislação americana proíbe um presidente de ocupar o cargo por mais de dois mandatos.
“Não é algo que eu esteja tentando fazer”, disse Trump. “Meu foco é fazer um excelente trabalho nesses quatro anos e depois ar o bastão para alguém — de preferência, um grande republicano que dê continuidade ao projeto.”
Trump, que governou o país entre 2017 e 2021 e foi reeleito no final do ano ado, já havia sinalizado anteriormente a possibilidade de buscar um terceiro mandato, o que gerou controvérsias.
Na entrevista para a emissora americana NBC News, o presidente também afirmou que não pretende demitir Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA. Apesar de críticas públicas anteriores, Trump afirmou que pretende aguardar o fim do mandato de Powell, que vai até maio de 2026.
“De forma alguma. Por que eu faria isso? Em breve, terei a chance de indicar um substituto”, disse o republicano, que voltou a pressionar o Fed por cortes na taxa de juros e classificou Powell como “extremamente inflexível”.