Dia Mundial da Voz: saúde vocal em dia para manter a empregabilidade
Durante o mês de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Voz, no dia 16, especialistas em saúde vocal ligam o sinal de alerta e fazem um lembrete dos cuidados regulares que precisamos manter com um dos órgãos fundamentais para a nossa qualidade de vida: a laringe. Por ser um dos mais importantes atributos para a socialização e o desenvolvimento profissional, haja visto que 90% das pessoas usam a voz para o trabalho, é preciso dedicar cuidados especiais com esse grande recurso humano, fazendo uso de ações preventivas e procurar um especialista se aparecerem sinais de alteração de todo tipo, assim como a rouquidão e o pigarro.
Manter a saúde da voz é importantíssimo para todos e principalmente para quem a utiliza profissionalmente, como cantores, atores, professores, jornalistas, locutores, atendentes de telemarketing, políticos, advogados, vendedores, palestrantes, empresários, pastores e sacerdotes, por exemplo.
Considerando também que o Brasil é o segundo país do mundo em casos de câncer de laringe, atrás somente da Espanha, é fundamental incluir o check-up vocal na rotina de exames e procurar sempre um especialista para deixar a sua saúde em dia no caso de aparecerem alterações no trato vocal.
É por esta razão que o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, e cuja celebração foi iniciada no Brasil, em 1999, torna-se tão importante. A data ou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a partir de 2003.
Principais recomendações para manter a saúde da voz:
Entre as principais recomendações para proteger a laringe estão fazer uma boa hidratação com água em pequenos goles ao longo do dia; falar em tom moderado e confortável e o mais próximo ao ouvinte para evitar competição sonora; evitar conversas em ambientes ruidosos e quadros gripais e, com isso, esforço vocal, sussurros e gritos; manter uma postura ereta, flexível e livre de tensões; usar roupas confortáveis que não comprimam o pescoço e o abdômen; evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas; manter-se distante de poeira, mofo, pelos de animais e odores fortes, bem como evitar o ventilador e o ar condicionado direcionado ao rosto; além de alimentar-se de forma leve e balanceada; praticar atividades físicas; e dormir uma quantidade de horas que seja suficiente para descansar todo o organismo.
Para aqueles que fazem uso profissional da voz, é importante ingerir uma maçã antes da atividade laboral do dia, pois a ação adstringente da fruta limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras, realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, e fazer repouso oral, de cinco a dez minutos após a sua ocupação.
*Carolina Pamponet é fonoaudióloga clínica especializada em tratamento dos distúrbios da voz falada e cantada e na preparação vocal de cantores de alta performance há mais de 20 anos. É diretora da Fonoclin, primeira clínica especializada de Fonoaudiologia em Feira de Santana (BA), e integra o corpo clínico da Otorrino Center, na capital baiana.
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias