Conexão Baía: Baía Viva
Quando você é entusiasta e trabalha com o objeto do seu entusiamo, sendo jornalista, lhe é recomendada uma boa dose de cautela ao dosar palavras e comportamentos, a fim de preservar a qualidade da comunicação e a imparcialidade da informação. Neste espaço em formato de coluna, no entanto, onde tenho a devida permissão de falar em tom pessoal, eu (@mayarapadrao) me sinto à vontade para dizer que o meu coração ambientalista e declaradamente apaixonado pela Baía de Todos-os-Santos, pulsou feliz e satisfeito ao ouvir Isabela Suarez falar sobre o trabalho da Fundação Baía Viva, em sua palestra no Congresso Internacional Náutica - edição Salvador, que aconteceu na última quarta-feira.
Para muito além das imagens de antes e depois das intervenções realizadas nas Ilhas dos Frades e Bom Jesus dos os- cujos resultados saltam aos olhos, falam por si e já seriam provas suficientes - vale direcionar um olhar cuidadoso para entender a profundidade do impacto positivo causado pelas ações da Fundação, que é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos.
Ao falar sobre o desenvolvimento do fluxo turístico na BTS, discute-se muito sobre a ordem do que deve vir primeiro: o ovo (turista) ou a galinha (estrutura)? A Ilha dos Frades é prova inquestionável que investir consistente e planejadamente em estrutura é uma condição básica necessária para atrair o turista e, dando sequência a uma cadeia econômica saudável, oferecer também melhores serviços a este turista e qualidade de vida aos locais. É impossível ficar indiferente ao salto qualitativo das intervenções. Desde a chegada à Ilha com o terminal totalmente requalificado, ando pela construção de um novo píer em Loreto, onde também foram recuperados Igreja e Cerimonial, reformas e construções de novos restaurantes, posto médico, creche, quadra poliesportiva, centro de artesanato e parque infantil, até pousadas e áreas de camping que usam mobiliário sustentável e contratação de 100% de mão de obra local.
E por falar em mão de obra local, a Fundação, através de parcerias e termos de cooperação técnica, oferece também qualificação profissional para os moradores da Ilha, através de cursos de formação técnica para ajudante de cozinha; atendimento para eventos e hotelaria, maquiagem; serviços gerais e camareira, artesanato popular e alguns outros. Em Paramana, Costa de Fora e Ponta de Nossa Senhora, a gente pode destacar o projeto de saneamento, drenagem e pavimentação de várias ruas e praças, além da transformação de casas de taipa em casas de tijolos equipadas com rede de água, esgoto e energia elétrica.
Para não falar somente sobre desenvolvimento, mas também sobre o desafio que é promovê-lo de forma verdadeiramente sustentável, precisamos evoluir, como pontuou Isabela, de um conceito ultraado e utópico sobre ecologia para a prática real de conservação. Na Ilha dos Frades, dos 13.736.739 m² de área total, 6.432.636 m², correspondem à área preservada e não pode ser ocupada. Ainda assim, em Loreto, há um viveiro com espécies de Mata Atlântica que visa o reflorestamento da ilha, onde já se plantaram, desde 2001, cerca de 150 mil mudas características da floresta, além de 100 mil mudas de coqueiros. Em gestão de resíduos, foi criado um centro de seleção, reciclagem e compactação do lixo, que é transportado de barco para a Ilha de Madre de Deus, onde é coletado pela Prefeitura de Salvador.
Na Baía de Todos-os-Santos, duas praias tem o mérito de ter a Bandeira Azul hasteada: Praia da Viração e a de Nossa Senhora do Guadalupe, ambas situadas na Ilha dos Frades. O programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que atesta a qualidade das principais praias, marinas e embarcações de turismo em todo o mundo. Somente os lugares que atendem a critérios rigorosos – como qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança – podem receber o título.
Eu poderia ar mais alguns parágrafos aqui falando sobre tudo que tem sido feito e de que como fiquei particularmente impressionada. Mas, para não comprometer a objetividade do texto, eu sugiro a você, caso tenha interesse em saber mais, que e o site fundacaobaiaviva.org. Vou deixar aqui também meu aplauso e iração ao posicionamento e condução de todo esse trabalho por Isabela Suarez, na sincera torcida de que atores responsáveis pelas outras mais de 50 ilhas que temos na BTS inspirem-se a protagonizar movimentos semelhantes. Que novas parcerias se firmem com este propósito. Para finalizar, quero citar Margaret Mead para dizer dizer que “nunca duvidemos que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi sempre assim que o mundo mudou.”
Desejo vida longa Fundação e para saber mais sobre a Baía de Todos-os-Santos, e guiabts.com.br
Um beijo e até a próxima sexta!
Mayara Padrão