Vinho por Ela: Luigi Bosca De Sangre harmoniza com heranças da Bahia no menu do Origem
Você já foi a Bahia, nêga?
Não?
Então vá!
Luigi Bosca De Sangre White Blend
Safra: 2023
Produtor: Luigi Bosca
Região: Gualtallary, Valle de Uco, Mendoza
País: Argentina
Amadurecimento: Chardonnay, 8 meses em barricas de Carvalho Francês e inox
Corpo: médio
Uvas: 50% Chardonnay, 35% Semillon, 15% Sauvignon Blanc
Chardonnay, Semillon e Sauvignon Blanc compõem este blend primoroso, elaborado com maestria pela Bodega Luigi Bosca.
Trata- se de um vinho branco de bela complexidade aromática, com camadas de pêssego, maçã verde, flor de laranjeira, notas de baunilha e tostado.
Conjunto delicado e elegante. A sua entrada na boca é fresca e límpida, com uma textura cremosa e vibrante, com um equilíbrio suculento. Apresenta um paladar límpido, ágil, delicado e elegante. Final longo e definido.
Este vinho é uma opção versátil e sofisticada para acompanhar momentos especiais, por isso o escolhi para casar com o peixe do dia + cuscuz de camarão + vatapá + espuma de mariscos do menu “Nossas heranças” de 15 etapas do restaurante Origem. Prato inspirado pelo Chef Fabrício Lemos na Bahia.
A acidez do vinho ajudou a cortar a gordura e riqueza do vatapá, o que evitou que a harmonização se tornasse cansativa. Além disso, completou com os sabores frescos do cuscuz de camarão e o peixe com a espuma de frutos do mar, que estava com um sabor incrível. Sem dúvidas, uma harmonização assertiva. Ficou sensacional!
Adorei a escolha do vinho para esse prato, sugerido pelo querido amigo e sommelier da casa, Samuel Souza, mais conhecido como Samuka.
Bodega Luigi Bosca é um dos grandes nomes do vinho argentino. A vinícola pertence à família Arizu, originária do País Basco, uma comunidade autônoma localizada no norte da Espanha. Em 1890 Leoncio Arizu chega à Argentina em busca de novas oportunidades e funda em 1901 a vinícola Mendoza. Atualmente, Bodega Luigi Bosca é gerida pela quarta geração da família. A vinícola fica em Luján de Cuyo, mas possui sete propriedades em zonas privilegiadas de Mendoza. Bodega Luigi Bosca é conhecida mundialmente pela qualidade dos seus rótulos, fruto de uma constante busca pela excelência, pela inovação e pelas mais modernas tecnologias.
Sob comando do casal de Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o Origem- primeiro restaurante de Salvador a ser premiado internacionalmente- tem menu especial que homenageia a Bahia.
Desde a abertura, em 2016, o Origem colocou Salvador no mapa da alta gastronomia, como o primeiro restaurante a oferecer menu degustação na cidade.
“O conceito do nosso restaurante é mostrar a Bahia além do dendê e de Salvador”, explicou Fabrício Lemos. “Por isso, vamos até o interior do estado, estudando cada bioma e buscando raridades com produtores locais, a fim de desenvolver uma verdadeira gastronomia de identidade completa”.
Se você não foi ao Origem, então vá!
Salud