Com Arena Multiuso em Salvador, Sudesb lança complexo para atender demandas esportivas na capital; saiba mais
Por Thiago Tolentino
Na última terça-feira (25), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a construção de um novo complexo poliesportivo, que será localizado na Avenida Gal Costa, em Salvador. Com investimento de R$ 50 milhões, o espaço foi apelidado de "Novo Balbininho", em referência ao antigo Ginásio Antônio Balbino, demolido em 2010 com a antiga Fonte Nova.
A reportagem do Bahia Notícias procurou a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), para obter maior detalhamento sobre o projeto. O complexo conta com um ginásio climatizado para 5.200 pessoas, quadra externa para esportes de areia, pista de skate, campo de grama sintética com iluminação em LED e estacionamento para 550 veículos. Além disso, haverá uma pista de caminhada e corrida para atender moradores dos bairros vizinhos, como São Marcos, Sussuarana e Pituaçu.
Foto: Divulgação
Segundo Vicente Neto, diretor da Sudesb, a cidade de Salvador carece de espaços adequados para competições esportivas de grande porte.
"Com a demolição da Arena Fonte Nova, a cidade ficou carente de um grande espaço para a prática esportiva, em especial para o esporte de quadra. Temos o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, que supriu parte dessa necessidade, mas a demanda continua alta. Esse novo complexo vai atender essa carência e trazer mais oportunidades para o esporte baiano", afirmou Vicente.
De acordo com o diretor da Sudesb, o novo equipamento também vai garantir ibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo a prática do paradesporto. Além disso, o novo complexo estará integrado ao metrô da estação Pituaçu e contará com a restauração da ciclofaixa, facilitando o o para ciclistas.
A proposta é transformar o local em referência para eventos esportivos de grande porte. Entre os planos para o futuro, está a realização de um Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar.
Vicente Neto destacou que a construção do complexo esportivo estadual se tornou necessária diante da expectativa sobre a Nova Arena Multiuso de Salvador, projeto anunciado pelo prefeito Bruno Reis em junho de 2023, que possui indicativos de privatização.
LEIA TAMBÉM:
"O município de Salvador havia prometido um equipamento poliesportivo, e ficamos aguardando. Estudamos o projeto e percebemos que ele não atenderia à demanda que temos. As federações e ligas esportivas não teriam condições de realizar eventos no espaço da Prefeitura. Por isso, tomamos a iniciativa de fazer um equipamento público, com investimento do governo do estado e da Sudesb para atender essa necessidade gigantesca", explicou.
Apesar de ter sido apelidado de "Novo Balbininho", a nomenclatura oficial do complexo ainda está em análise pela equipe do governo.
Foto: Divulgação/Sudesb
"Estamos anunciando agora um equipamento que nós podemos até brincar chamando de novo o Balbininho, mas não terá esse nome. É equivalente ao Balbininho, só que com outros recursos. É uma arena de práticas de todos os esportes. Vai ter praça de skate, quadra e espaço de lutas. Vamos oferecer a Salvador uma arena de esporte, principalmente para a comunidade mais carente. É um bairro central importante para o município de Salvador", disse o governador Jerônimo Rodrigues, durante o evento de anúncio dos investimentos para a capital baiana em comemoração ao aniversário de 476 anos de Salvador.