Com "Novo Balbininho" no radar, Bruno Reis atualiza andamento da Arena Multiuso: "Precisou de ajustes estruturais"
Por Gabriel Lopes / Thiago Tolentino
A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (28), um novo viaduto de retorno na Avenida ACM, nas proximidades do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. A inauguração, que faz parte da programação do aniversário de 476 anos da cidade, contou com a presença do prefeito Bruno Reis e outras autoridades municipais.
Durante o evento, Bruno atualizou o andamento da Arena Multiuso, projeto anunciado por ele com exclusividade ao Bahia Notícias, após entrevista concedida em junho de 2023. Segundo o prefeito, a obra já ou pela fase de terraplanagem, mas precisou de ajustes estruturais antes do início da construção.
"Agora ela vai decolar de vez e a nossa expectativa é de entregar no prazo de mais um ano", afirmou.
A Nova Arena Multiuso de Salvador será erguida na orla da Boca do Rio e terá capacidade para até 16 mil pessoas, podendo receber eventos esportivos e shows. O espaço será climatizado e contará com camarotes, além de uma estrutura moderna para grandes espetáculos. O projeto, estimado em R$ 200 milhões, será concedido à iniciativa privada pela prefeitura, como confirmou o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, ao BN. A expectativa da gestão municipal seria de lançar a licitação até o fim de 2023.
COMPLEXO POLIESPORTIVO DO GOVERNO
Enquanto a prefeitura aposta na concessão da arena multiuso, o Governo do Estado, lançou, na última terça-feira (25), o projeto de um novo complexo poliesportivo na Avenida Gal Costa. O equipamento, apelidado de "Novo Balbininho", também surge em alusão ao Ginásio Antônio Balbino, demolido em 2010 junto com a antiga Fonte Nova.
Com um investimento de R$ 50 milhões, o complexo contará com um ginásio climatizado para 5.200 pessoas, quadra externa para esportes de areia, pista de skate, campo society de grama sintética com iluminação em LED e estacionamento para 550 veículos. Além disso, haverá uma pista de caminhada e corrida para atender os moradores de bairros vizinhos, como São Marcos, Sussuarana e Pituaçu.
Ao Bahia Notícias, o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Vicente Neto, destacou que o projeto estadual surgiu como resposta à falta de um equipamento esportivo público de grande porte em Salvador. Segundo ele, a Arena Multiuso anunciada pela prefeitura tem indicativos de privatização e pode não atender à demanda de federações e ligas esportivas.