Associação de preservação da "chita" se torna patrimônio cultural de cidade do Recôncavo
Por Redação
A Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira, no Recôncavo, foi reconhecida como patrimônio cultural pela Câmara de Vereadores do município. O título reconhece a importância do bordado artesanal sobre a chita como uma expressão da cultura local.
Foto: Divulgação / Chitarte
Desde o Brasil Colônia, a chita se transformou em uma força para o desenvolvimento social e econômico de Cachoeira e região. Entre as Rotas do Artesanato, a Chitarte esta localizada na Rota Dona Cadu, que abrange o município. O título também faz valer a força coletiva de mulheres artesãs que desde 1988 lutam pela preservação das tradições, ao mesmo tempo em que promovem inclusão e sustentabilidade através do artesanato.
O prêmio ainda fortalece a identidade cultural da região, sobretudo o papel das artesãs na manutenção e difusão dos saberes tradicionais.
“Para a Chitarte, este título é um símbolo de respeito e valorização, não apenas das peças artesanais produzidas, mas da história, das lutas e das conquistas de todas as mulheres que compõem a associação. É uma celebração da cultura viva de Cachoeira e do compromisso da Chitarte em mantê-la pulsante e ível para todos”, afirma Bárbara Nunes, presidente da Chitarte.
Conforme a associação, a honraria dará mais visibilidade para a entidade, além de o a políticas públicas de preservação cultural.