Estudantes de Planaltino apresentam projeto de biogás na Feira de Ciências 2024
Por Redação
Dois estudantes do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, no município de Planaltino, apresentaram um projeto para a Feira de Projetos da escola e para o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação 2024, promovido pela Secretaria de Educação no final do ano.
Christian Santana Santos, 17 anos, e Silvia Vieira da Silva, 18 anos, alunos do 3º ano do técnico em Agropecuária, desenvolveram o projeto para o encontro de educação científica que acontece na capital, de 10 a 12 de dezembro. O projeto contou com a ajuda do professor-orientador Nailson Feitosa Nascimento.
O projeto tem a capacidade de transformar resíduos sólidos, como restos de alimentos e esterco animal, em biogás, oferecendo uma alternativa sustentável, além de gerar biofertilizante que pode ser utilizado na agricultura local.
Para o estudante Christian a ideia surgiu quando observava questões na comunidade: “Um dos grandes problemas ambientais aqui do município é o aumento contínuo da produção de resíduos orgânicos. O nosso mini biodigestor permite que a matéria orgânica seja decomposta por bactérias, o que resulta em biogás para cozinhar e biofertilizante para o cultivo. Com isso, conseguimos ajudar a resolver esse problema e ainda conseguimos minimizar o uso do gás de cozinha convencional, que se encontra com preços muito altos, atualmente”, explicou.
A ideia é auxiliar de modo prático uma solução de baixo custo, que incentiva o uso de tecnologias sustentáveis na comunidade“Fico bastante contente por todo o processo e pelos resultados positivos que tivemos com o nosso projeto. É muito gratificante poder transformar algo que seria descartado em uma coisa que pode ajudar muitas famílias e que está promovendo a sustentabilidade”, expressou o estudante Silvia.