Estudantes do Extremo Sul baiano criam goma para auxiliar no controle da hipertensão
Por Redação
Alunos de um colégio estadual de Itamaraju, no Extremo Sul baiano, desenvolveram um produto para controle de hipertensão. A doença atinge cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.
O produto – desenvolvido para a feira de ciências do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro – combina hibisco, iflora, valeriana e camomila, plantas conhecidas pelas propriedades relaxantes e antioxidantes. Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o projeto teve início a partir de uma questão que afetava uma das criadoras, a estudante Juliana Thayslen Carvalho. A avó dela tem hipertensão.
“A partir desse problema, meu amigo e eu decidimos pesquisar plantas com propriedades que auxiliassem na redução natural da pressão arterial. Foi assim que encontramos a iflora, a valeriana, o hibisco e a camomila. O hibisco já fazia parte da nossa rotina. Ao confirmarmos sua eficácia como um redutor natural da pressão arterial, decidimos torná-lo o ingrediente principal do nosso produto”, explica a estudante.
A partir das pesquisas foram feitos testes para avaliar a funcionalidade da goma e o período de duração do efeito. “O resultado mostrou que o efeito da goma dura em torno de seis horas. O hibisco ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduzindo o volume de sangue e a pressão sobre as artérias. A iflora possui efeitos sedativos suaves, que ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse e contribuem para o relaxamento dos vasos sanguíneos. Já a camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes”, completa.
O grupo tem apoio da Secretaria da Educação (SEC). Além de Juliana, o projeto ainda conta com os colegas Isabelle Lima, Izaque Jesus, Kamilly Lisboa, Larissa Paz e Raquemilly Melgaço, que recebem orientação do professor Guilherme Chile. "Queremos aprofundar ainda mais as pesquisas sobre plantas com propriedades naturalmente redutoras da pressão arterial e aprimorar a fórmula da goma. O hibisco, no entanto, continuará sendo o ingrediente principal”, projeta Juliana.