UFRB promove curso "Axé nas Redes" com bolsa de R$ 600 para jovens de terreiros e matriz africana
Por Redação
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediada em Cruz das Almas, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), abriu inscrições para o processo seletivo da oficina "Axé nas Redes". A iniciativa oferece formação audiovisual para 30 jovens entre 18 a 29 anos, pertencentes a povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana, de todas as regiões do Brasil.
A oficina será realizada online, com encontros virtuais, totalizando 40 horas de carga horária. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 26 de março de 2025, no site oficial ível por aqui.
O processo seletivo consiste em preenchimento de formulário de inscrição, análise documental e análise de vídeo de apresentação. Serão oferecidas 6 vagas para cada região do Brasil. Os participantes receberão auxílio de R$ 600,00 para custear o o à internet, pago em três parcelas durante a oficina. É necessário comprovar o vínculo com povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana, mediante declaração assinada pela liderança responsável.
A oficina "Axé nas Redes" integra o projeto "Encruza: fortalecimento e valorização das comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos", do Ministério da Igualdade Racial. O projeto visa ampliar as políticas afirmativas para esses povos e comunidades, promovendo seus direitos, valorização cultural e fortalecimento de identidades.