Visita de Jerônimo e Rui a Jequié sinaliza reaproximação de Zé Cocá ao governo do Estado
Por Redação
O prefeito de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, Zé Cocá (PP), recebe a partir desta quinta-feira (10) o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Na visita, que deve durar quatro dias e terá agenda em Dário Meira, o governador deve entregar obras e anunciar um pacote de investimentos de quase R$ 100 milhões.
A viagem também simboliza a aproximação entre Cocá e o governo estadual. "Será um momento importante para a nossa cidade, de esperança. Eu sempre busquei essa aproximação institucional com o governo, e finalmente isso está acontecendo agora", afirmou Zé Cocá.
O prefeito também frisou a presença de Rui Costa como um indicativo de novos recursos federais para o município: "A presença do ministro Rui Costa, que é sempre bem-vindo, também sinaliza a possibilidade da vinda de recursos federais. Sobre as próximas eleições, vamos tratar no momento certo. Agora é o momento de priorizar a gestão", completou.
A visita é simbólica, considerando o histórico político de Zé Cocá e Rui Costa. Em 2022, o prefeito rompeu uma longa amizade pessoal e política com Rui Costa ao apoiar a candidatura de ACM Neto (União) ao governo da Bahia. A aproximação recente reflete uma mudança nas relações entre os políticos.
O primeiro compromisso da comitiva será a inauguração do laboratório do Hospital Geral Prado Valadares, seguido por entregas de equipamentos na área da saúde, unidades habitacionais, escolas de tempo integral e obras de infraestrutura urbana.
Durante a agenda, Jerônimo e Rui Costa também devem se reunir com empresários locais para discutir temas de desenvolvimento regional, como o novo polo industrial e o novo aeroporto. Além de Jequié, a comitiva visitará Dário Meira, onde Jerônimo Rodrigues inaugurará uma escola de tempo integral. A prefeita do município, Marivani Dias Santos (PP), é aliada de Zé Cocá.