Suspensão de horários de ônibus após interdição de ponte na Bahia causa transtornos para ageiros
Por Redação
A interdição do tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, na Costa do Descobrimento, tem afetado a mobilidade de quem depende do transporte rodoviário. Duas empresas que operam na região informaram a suspensão de alguns horários.
Segundo o Radar News, parceiro do Bahia, os casos ocorrem com ônibus da Águia Branca e Rota. Desde o último dia 5 de maio, a ponte que fica em um trecho da BR-101 está interditada para realização de obras de reforma.
Durante agenda em Feira de Santana nesta segunda-feira (19), o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que espera que as obras de reconstrução da ponte comecem até o início do mês de junho. O prazo para finalização dos trabalhos ainda não foi estimado pelo Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] e os custos devem girar em cerca de R$ 70 milhões.
Com isso, quem precisa ar pela região deve ar rotas alternativas. Ainda segundo o site, nos últimos dias, ageiros chegaram a ficar presos por mais de 12 horas no desvio improvisado — uma estrada de terra sem estrutura, tomada por lama, sem o a alimentação, água e sinal de celular. Veículos ficaram parados em pontos de apoio, como em São João do Paraíso, enquanto aguardavam uma definição do setor logístico das empresas.
Diante do cenário, companhias que operam linhas regulares começaram a cancelar horários ou redirecionar rotas. A Águia Branca informou que a partir de agora vai operar parte dos trajetos por outras rodovias, como a BR-116, porém o itinerário Salvador-Teixeira de Freitas será mantido, assim como os trechos Salvador–Itanhém, Itanhém–Salvador, Salvador–Rio de Janeiro e Rio de Janeiro–Salvador, com desvio semelhante.
Já a Rota suspendeu os horários entre Itabuna e Porto Seguro, Jequié e Porto Seguro, e Ilhéus e Porto Seguro. As demais linhas continuam operando, mas com atrasos expressivos. A empresa Brasileiro cancelou o horário entre Nanuque (MG) e Ilhéus. Já nas linhas que atendem localidades próximas ao desvio — como Boca do Córrego e Santa Maria Eterna, em Belmonte — a frequência será reduzida, com previsão de atrasos.