TRE deve julgar recurso de candidato que acusou Republicanos de fraude na cota de gênero em Barreiras
Por Redação
O ex-candidato a vereador de Barreiras, Carlos Roberto Martins de Alcântara, o Carlinhos do Gesso (Solidariedade), acionou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para investigar o partido Republicanos sobre uma possível fraude na cota de gênero. Conforme a acusação, a legenda não teria cumprido a exigência legal de 30% de candidaturas femininas nas eleições de 2024.
Por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o edil alega que duas candidatas, Silmara Alves dos Santos e Roselândia Cavalcanti, foram apresentadas apenas para cumprir formalmente a cota, o que configuraria fraude eleitoral. O ex-candidato alega ainda ter sido prejudicado por uma suposta fraude à cota de gênero, resultando em sua posição como segundo suplente.
Carlos afirma que as duas candidatas receberam uma baixa quantidade de votos no pleito municipal, com SIlmara recebendo apenas um e Roselândia com 13. Também segundo a denúncia, elas não teriam realizado campanhas efetivas e não receberam apoio financeiro do partido, o que para ele confirmaria as irregularidades previstas na Súmula 73 do TSE.
A expectativa é de que o caso seja julgado na tarde desta quarta-feira (21), sob a relatoria do desembargador Ricardo Maracajá.